Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

quarta-feira, setembro 21, 2011

"A água da torneira é segura e de confiança"

(2011-08-11)
A ERSAR tranquiliza os consumidores quanto à qualidade da água da torneira proveniente da rede pública


Em resposta a títulos alarmistas publicados recentemente em alguns meios da comunicação social relativamente a bactérias resistentes a antibióticos detectadas na água potável e em estações de tratamento de águas, esclarece-se que os resultados obtidos no controlo da qualidade da água na torneira dos consumidores portugueses, através de mais de 600.000 análises por ano, revelam níveis de qualidade muito elevados, com cerca de 98% da água da torneira proveniente da rede pública controlada e de boa qualidade. Os restantes 2% são situações pontuais, objecto de intervenção imediata da entidade gestora em articulação com a entidade reguladora e as autoridades de saúde, não colocando problemas de saúde pública.
A água da torneira é efectivamente sujeita a um exigente, rigoroso e permanente controlo da qualidade que cumpre os requisitos legais estabelecidos nas normativas europeias e internacionais, baseados estes nas orientações da Organização Mundial de Saúde, nos melhores conhecimentos científicos e no princípio da precaução. A ERSAR fiscaliza o controlo da qualidade da água efectuado regularmente por todas as entidades gestoras nas torneiras das casas dos consumidores, cabendo também às autoridades de saúde concelhias acompanhar este controlo, emitindo se necessário pareceres sobre eventuais riscos para a saúde
Após contacto da ERSAR com a coordenadora do estudo de investigação que serve de base às notícias, ainda em desenvolvimento, esclarece-se que de modo algum se pode concluir haver risco para a saúde pública, como a própria autora do estudo confirma, nem sequer haver necessidade de intensificar o controlo da qualidade da água da torneira.
Tal como o consta dos relatórios anuais da ERSAR, os portugueses podem beber água da torneira com confiança, podendo ter acesso a informação sobre a sua qualidade quer junto da respectiva entidade gestora quer junto da entidade reguladora.

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker