Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

terça-feira, setembro 20, 2011

1º passo prático» Projeto - Permacultura no CEA

DIA 1
E quem disse que o projeto tinha que nascer primeiro do que a realização?
Afinal, quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?



PermaculturaDia1 010


De pés descalços na terra e as mãos picadas pelas agulhas dos enormes pinheiros, o primeiro dia deste projeto não correu nada mal.
A primeira coisa a fazer, e de forma a naturalizar todas as guardas/gradeamento metálicas(os) do espaço, e também aproveitando uns belos chuchus a rebentar, foi plantar 3 chuchus.
O chuchu (Sechium edule) é uma trepadeira que cresce sem parar - ideal para o objetivo que tenho na cabeça - tapar os gradeamentos metálicos. Há quem o conheça como machucho, caiota ou pimpinela. É um fruto riquíssimo em fibras, como potássio e vitaminas A e C. Os rebentos de chuchu são ricos em nutrientes como as vitaminas C e B, e também são excelentes fontes de cálcio, fósforo e ferro.
Ora, é excelente para quem segue uma alimentação vegetariana/vegana.
É o México no CEA (chuchu - Nativa do México, Guatemala, El Salvador)!

No espaço onde os 3 chuchus foram plantados encontrei algumas couves, alfarroba, espinafres e salsa. Uma pequena hortinha a ser melhorada.




Dia1


Nota mental: controlar o crescimento destes pés de forma a não se tornarem infestantes!

Até ao próximo passo!

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker