segunda-feira, novembro 30, 2009
Este fim de semana no CEA
Vejam-nos orgulhosos a transportar o seu abrigo!
Mas disse-nos um dos formandos que a construção tinha de ser beatificada. Ora, podíamos aproveitar a vinda do Papa a Portugal! O que acham?
Escrito pelo Topas às 10:42 0 comentários
sexta-feira, novembro 27, 2009
"Jardinando sem parar"
À procura de informações sobre jardins/hortas comunitárias pela internet, "dei de caras" com um blog muito interessante: "JARDINANDO sem parar".
Explorei todo o site até encontrar uma série de vídeos que vieram ilustrar a nossa actividade de hoje. Ora vejam.
Escrito pelo Topas às 12:17 0 comentários
Curso de Sobrevivência
Mais um dia, mais umas dicas.
Fico a pensar se um dia destes os formandos ainda vão comer minhocas...
Escrito pelo Topas às 11:56 0 comentários
RTV no CEA com jardins/hortas comunitárias
E cá estiveram mais câmaras!
Desta vez foram os Jornalistas da RTV que gravaram uma das nossas actividades.
Posso-vos dizer que foi muito divertido estar com estes meus amigos da chamada "terceira idade". Sempre bem-dispostos e muito faladores.
Mais um dia prazeroso, mais uma actividade diferente, mais um dia para relembrar.
Daqui a algumas semanas esperamos ver os primeiros resultados da nossa sementeira de hoje (bolbos de frésias e gladíolos, couve galega, cenoura e salsa).
Escrito pelo Topas às 11:55 0 comentários
quinta-feira, novembro 26, 2009
Magusto em Painçais
Os meus amiguinhos de Painçais festejaram a vinda do Outono no início deste mês. Além das castanhas e de todos os produtos hortícolas locais eles não se esqueceram da nossa amizade, pois na dança que fizeram utilizaram as nossas t-shirts e tudo!
Escrito pelo Topas às 16:18 1 comentários
Aveiro em Lever
Um grupo cheio de energia, de "passarinhos" e de belos sorrisos!
Foram as energias renováveis e não só que ocuparam a manhã de hoje no CEA:
Escrito pelo Topas às 15:37 0 comentários
quarta-feira, novembro 25, 2009
Logística para a actividade de Sexta-feira
São tantas as coisas que necessitamos para a nossa actividade da próxia sexta-feira que a Liliana, a Palmira e a Raquel tiveram que fazer uma lista para não se esquecerem de nada!
coisas...
mais coisas...
e mais coisas...
e pneus!
SIM! PNEUS!
Escrito pelo Topas às 17:22 0 comentários
terça-feira, novembro 24, 2009
segunda-feira, novembro 23, 2009
Famílias no CEA
Adoro quando um grupo familiar me vem visitar.
Os nossos fins-de-semana aqui no CEA são essencialmente familiares.
Esta família foi bem especial. Adorei a curiosidade por todos os assuntos que este grupo revelou.
Espero que me visitem mais vezes!
Escrito pelo Topas às 12:34 0 comentários
Mais uma desfolhada...
Esta desfolhada foi a última deste ano. E foi bem especial. No sábado, até os participantes do Curso de Sobrevivência quiseram participar e houve tempo para as habituais beijocas do milho rei e tudo!
Escuteiros unidos, jamais serão vencidos!
VOLTEM AO CEA!
Escrito pelo Topas às 12:18 0 comentários
Os problemas informáticos...
... fazem destas coisas!
Não pude escrever aqui no blog, na sexta-feira passada.
Mas nada fica esquecido:
- Dia 20 de Novembro o Mistério da Água para Consumo Humano foi revelado a um grupo de Celorico de Basto.
Escrito pelo Topas às 11:25 0 comentários
quinta-feira, novembro 19, 2009
Conhecem-se bons projectos...
... de educação ambiental pela internet. Este é no Brasil. LINDO!
Escrito pelo Topas às 17:39 0 comentários
Olha 'pra nós nas notícias!
Desta vez foi no Notícias de Gaia.
Escrito pelo Topas às 16:35 0 comentários
quarta-feira, novembro 18, 2009
"Quem «composta» mais em Lever?" - Projecto "O Topas quer morar em Lever"
Dias 24 e 25 de Agosto decorreram no CEA-AdDP 4 sessões de esclarecimento sobre a compostagem, de acesso gratuito a toda a comunidade de Lever.
O CEA-AdDP começou a entrega, a cada uma das famílias participantes nas sessões de esclarecimento, de um compostor, no passado dia 12 de Novembro.
Ao todo, serão entregues 10 compostores, sendo 9 para uso caseiro e 1 para uso comunitário.
Os participantes e possuidores de um compostor cedido pelo CEA-AdDP comprometeram-se a usá-lo correctamente para fazer compostagem caseira, sendo que um técnico do Centro de Educação Ambiental irá prestar apoio domiciliário para a boa manutenção do compostor/composto de dois em dois meses em data a combinar.
Escrito pelo Topas às 17:27 0 comentários
Mais formações aqui no CEA - um espaço disponível para todos
Escrito pelo Topas às 12:43 0 comentários
terça-feira, novembro 17, 2009
segunda-feira, novembro 16, 2009
Será que já sairam daqui orientados?
Foi o último dia em que os formandos tiveram oportunidade para se orientarem!
Aventuras recheadas com pistas a descobrir.
Escrito pelo Topas às 15:38 0 comentários
Mais um livro interessante
O jornalista André Trigueiro, da Globonews, lançou seu novo livro “Espiritismo e Ecologia”, dia 12 de Setembro, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Em seu livro, Trigueiro identifica como a preservação ecológica se identifica com o espiritismo, e com a espiritualidade, em um sentido mais amplo. “Se equilíbrio é sinônimo de sustentabilidade, quem busca o equilíbrio através da religião precisa ser sustentável”, diz. Trigueiro explica isso em detalhes na entrevista que concedeu à Época:
Época: O que o espiritismo diz sobre ecologia?
André Trigueiro: A expressão “ecologia” foi cunhada na Alemanha apenas nove anos depois de a primeira edição de o “Livro dos Espíritos” ter sido lançada na França , no inspiradíssimo século XIX do evolucionismo, do positivismo, do comunismo, da psicanálise, e de outras correntes de pensamento referenciais para parcela expressiva da humanidade. Espiritismo e ecologia explicam, cada qual ao seu modo, um universo sistêmico e interligado, o uso racional dos recursos naturais baseado no princípio da necessidade - e não da opulência -, uma nova ética solidária que leve em conta os interesses de todos e não de uma minoria, o respeito a todos os seres viventes. Espíritas e ecologistas também reconhecem a existência de mecanismos de autoproteção da Terra, embora expliquem isso de formas distintas. E estudam os efeitos colaterais da poluição nos dois planos da vida: enquanto a ecologia investiga o impacto dos poluentes na matéria (ar, água, solo), o espiritismo desdobra-se na investigação dos impactos de outros gêneros de poluentes (formas-pensamento, miasmas, etc) no campo sutil, no plano atral, também chamado de psicosfera.
Época: Como a ética religiosa pode ajudar a preservar a natureza?
Trigueiro: Onde se aceita a idéia de Deus, a natureza é entendida como obra divina, onde o sagrado se manifesta de forma rica e exuberante. Depredar a natureza significa macular um sistema em equilíbrio que dispõe de tudo o que nos é necessário para que possamos viver bem. De uns tempos para cá, diversas tradições vem descobrindo a riqueza da teologia ambiental para explicar, cada qual a seu modo, como as leis que regem a vida e o universo precisam ser respeitadas em favor de nós mesmos. Não estamos desconectados do meio que nos cerca. Na verdade, essa ligação é intrínseca e visceral. Se equilíbrio é sinônimo de sustentabilidade, quem busca o equilíbrio através da religião precisa ser sustentável.
Época: Você acha que se as pessoas tivessem mais espiritualidade, cuidariam melhor do ambiente?
Trigueiro: Quem cuida do lado espiritual - e realiza essa busca solitária e persistente de Deus em si mesmo - tende a ser menos dependente dos bens materiais - portanto menos consumista - e mais atento ao legado, aos impactos de ordem material e moral de sua passagem por este planeta. Mas cada vivência espiritual é pessoal e intransferível. A espiritualidade contém todas as religiões, mas uma única religião não contém toda a espiritualidade. A religião também não salva ninguém, mas antes, a disposição de cada um em ser alguém melhor, mais solidário e amoroso. Também é verdade que muita gente que não acredita em Deus - ou na vida após a morte - realiza importantes trabalhos na área da sustentabilidade. Não importa em que se crê, mas naquilo que se faz de verdade em prol dos outros e do planeta que nos acolhe.
Época: Como você descobriu o espiritualismo?
Trigueiro: Em 1987, tive uma curiosidade irrefreável de investigar os livros de cabeceira de minha mãe, onde estavam as obras básicas da Doutrina Espírita. Então iniciei uma aproximação que não teve mais freios nem pudores. Já na juventude, fazendo questionamentos enormes de ordem existencial e procurando respostas que não encontrei em outras religiões, me senti muito bem amparado pelo Espiritismo. Foi um processo natural.
Época: Como você começou a relacionar a espiritualidade com a preservação ambiental?
Trigueiro: Há seis anos, fui convidado para fazer uma palestra em um centro espírita do Rio de Janeiro pelo saudoso escritor, musicoterapeuta e médium Luiz Antônio Millecco, fundador da Sociedade Pró-Livro Espírita em Braile (SPLEB). O tema era “Ecologia e Paz”. Creio que o livro começou a nascer nesta palestra. De lá para cá, através de minhas pesquisas, descobri que o pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (que usou o pseudônimo de Allan Kardec ao assinar as obras básicas do espiritismo) e o naturalista alemão Ernst Haeckel, tido como o Pai da Ecologia, eram homens de ciência que deixaram um legado importantíssimo para os dias de hoje, em que tentamos entender melhor a origem de múltiplas crises (econômica, social, ética, ambiental) e os caminhos para resolvê-las.
(Por Alexandre Mansur - Blog do Planeta)
Escrito pelo Topas às 15:17 0 comentários
Blasted Mechanism e o ambiente
Desta vez foram os Blasted Mehanism a misturar na perfeição o ambiente e a música:
Os Blasted Mechanism convidaram os fãs para os acompanharem até à lezíria ribatejana e ajudarem a plantar 4 mil árvores, um esforço ambientalista de combate ao excesso de monocultura naquela zona do país.
A Cotonete TV esteve com o grupo e os admiradores e registou a acção ecológica, que também serve de pretexto para o concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, do próximo dia 28 de Novembro - a esse propósito, a banda promete um espectáculo «inovador e inesquecível».
«Isto surgiu-me deitado. Mesmo a dormir. Num sonho no qual transformei o Coliseu dos Recreios numa selva. Depois percebi que a selva ou mesmo a floresta têm é de acontecer fora do Coliseu», explica Valdjiu em entrevista à Cotonete TV.
Escrito pelo Topas às 11:43 0 comentários
sexta-feira, novembro 13, 2009
Em sexta-feira 13 aqui no CEA...
... não houve gatos pretos, nem espelhos partidos!
Mas houve leitura de notícias.
Fiquei a saber que a diminuição de cogumelos pode afectar a saúde de plantas como o castanheiro! Ora leiam a notícia:
Bragança, 11 Nov (Lusa) - A diminuição de cogumelos silvestres nos últimos anos devido ao tempo seco pode afectar a saúde de espécies como o castanheiro, o chamado "petróleo transmontano", que tem nos fungos uma das suas principais defesas naturais.
O alerta foi deixado hoje num fórum internacional de países produtores de castanha por uma investigadora do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Anabela Martins, que ressalva que "a situação ainda não é dramática, mas se se prolongar pode ter algum efeito".
Os fungos têm um papel protector das raízes de várias espécies de plantas, sendo garante de nutrientes, água e protecção contra doenças como a tinta ou o cancro no caso do castanheiro.
Escrito pelo Topas às 17:58 0 comentários
Rua de Sésamo
Esta semana, a Rua de Sésamo americana fez 40 anos.
E para comemorar, houve quem fizesse a selecção de alguns vídeos ambientais.
Vale a pena ver, ouvir, cantar e dançar um a um! Aqui.
Escrito pelo Topas às 10:16 0 comentários
quinta-feira, novembro 12, 2009
quarta-feira, novembro 11, 2009
CEA - Um espaço disponível para todos
E por essa razão, as competências de liderança e gestão de equipas foram alvo de formação nas nossas instalações:
Escrito pelo Topas às 14:27 0 comentários
terça-feira, novembro 10, 2009
Douro VerdeTV no CEA
Hoje foi o dia em que as câmaras televisivas nos visitaram:
Mais uma boa divulgação ao Projecto de Educação Ambiental do nosso Centro de Educação Ambinetal!
Escrito pelo Topas às 18:08 0 comentários
segunda-feira, novembro 09, 2009
Orientem-se! Orientem-se!
Este fim de semana iniciou-se o Curso de Orientação aqui no CEA. O formador, cheio de experiência lá foi explicando aos formandos as melhores formas para se orientarem!
O que será que o Francisco nos reserva para a semana, no último dia de formação?
Escrito pelo Topas às 12:43 0 comentários
sexta-feira, novembro 06, 2009
Este grupo de visitantes revelou-se muito interessado e interessante!
Sempre cheios de perguntas e de energia.
Escrito pelo Topas às 18:06 0 comentários
quinta-feira, novembro 05, 2009
Aves
Desde ontem que no CEA andamos à "cuca" de uns "passarocos" que nos andam a rondar. Não conseguimos identificar que ave é que será!
Hoje, a Tatiana e a Bruna até nos ajudaram a ver que ave misteriosa será esta.
Escrito pelo Topas às 14:32 0 comentários
quarta-feira, novembro 04, 2009
Que cogumelo será este?
Um dos meus amigos daqui da AdDP trouxe-me hoje dois exemplares de uma espécie que eu não soube identificar. Será um Hypholoma fasciculare ou um Kuehneromyces mutabilis? Ou nenhum?
Precisamos da tua ajuda Gabriela!
Escrito pelo Topas às 11:49 0 comentários
terça-feira, novembro 03, 2009
À Xana que me deixou um comentário
Olá Xana!
Como não deixaste um email, eu vou responder às tuas perguntas aqui no blog. Pode ser?
*Um blog é uma abreviação de weblog. No fundo é um registo frequente (diário ou não) de informações variadas e que podem ser temáticas. A maioria das pessoas utiliza os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Eu utilizo este blog para dizer o que se vai passando na minha vida, para falar sobre diversos temas ambientais e para me manter em contacto com os meus amigos que me visitam no CEA. Por isso, decidi chamá-lo de Blog do Topas. Chamo-me Topas e este é o meu diário.
*Eu sou uma Toupeira da Água. As pessoas que trabalham na Águas do Douro e Paiva (AdDP) decidiram escolher-me como imagem do Centro de Educação Ambiental, pois eu sou uma espécie protegida e moro em águas doces e limpas. Neste caso, no Rio Paiva. E como o Rio Paiva é um dos rios com que a AdDP trabalha, ninguém melhor do que eu para passar a mensagem.
Espero ter ajudado!
Se quiseres mais informações sobre as toupeiras da água, vai a este link e lá podes ler tudo sobre as toupeiras de água.
Bom trabalho!
Escrito pelo Topas às 18:06 0 comentários
segunda-feira, novembro 02, 2009
Fim de semana em festa para o João
Neste fim de semana festejou-se o aniversário de um pequeno amiguinho meu.
Foi uma festa organizada com sabor a chocolate e a teias de aranha. Teve ainda uma pitada de corridas e tesouros escondidos. A sede "matou-se" com magia e para a ajudar a Raquel a comandar as tropas pequeninas apareceu o Homem aranha!
Escrito pelo Topas às 16:11 0 comentários
Deste fim de semana - formação e resíduos
Em paralelo com a festa de aniversário, a minha querida Márcia Moreno, ministrou uma formação sobre resíduos. Os participantes sairam do CEA a saber tudo o que havia a saber sobre resíduos!
Até houve um piquenique e tudo!
Escrito pelo Topas às 16:10 0 comentários