Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

terça-feira, novembro 13, 2007

Esquilos

Sabem que aqui na mata envolvente do CEA há esquilos?
Os esquilos são mamíferos roedores da família Sciuridae. Estão espalhados por quase todo o mundo, a maioria nas zonas de climas temperado ou tropical, mas também em algumas zonas de clima frio. Possuem presas fortíssimas, com que roem sementes com facilidade; é engraçado reparar nas pinhas que foram comidas por eles: ficam como se fossem uma laranja descascada de uma só vez! Vivem nas copas das árvores, mas são animais cheios de coragem para os saltos que dão; foi por isso que eu os consegui ver a semana passada aqui no CEA (estavam a atravessar a rua). Comem insectos, frutas e sementes. Desta forma acabam por ajudar à sementeira de algumas árvores, pois as sementes que não são comidas, são enterradas na terra, germinando tempos depois. Em Portugal são uma espécie exótica (é estabelecida pela mão do Homem para um território em que estavam originalmente ausentes; esse transporte pode ser voluntário ou involuntário).E já sabem: nada de ter esquilos enjaulados! Podem ser exóticos, mas nenhum animal gosta de estar preso!

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker