Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

quinta-feira, novembro 08, 2007

Porque é que o mar é salgado?

E não é que alguém me fez essa pergunta na semana passada aqui no CEA?
Ora aqui fica a resposta:
O Sal provém do próprio ciclo da água. Ora vejam:
1- No nosso planeta, 84% do total da água evaporada em direcção à atmosfera sai dos oceanos. No entanto, por causa da acção dos ventos, apenas 77% do total de água que retorna à superfície em forma de chuva cai sobre esses mesmos oceanos;
2- Com os rios, a proporção é diferente: eles contribuem com 16% da água evaporada no planeta, mas recebem 23% das chuvas. Ou seja, os rios recebem mais água do que perdem, exactamente o contrário do que ocorre nos oceanos. Para manter o sistema em equilíbrio, os rios correm para o mar;
3- Quando percorrem os continentes, as águas dos rios carregam iões. Estes soltam-se das rochas nos leitos dos rios e unem-se, formando o cloreto de sódio, o sal de cozinha, que é levado junto com a água dos rios até o mar;
4- Como o sal não evapora com a água, toda essa substância carregada pelos rios do planeta vai acumulando-se nos mares. A repetição desse processo ao longo de centenas de milhões de anos de formação da Terra aumentou a concentração do cloreto de sódio nos oceanos, tornando-os salgados como são hoje em dia.

(baseado no texto de Sérgio Hondjakoff)

Percebido?

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker