Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

terça-feira, março 13, 2012

AIESEC promove programa de responsabilidade social nas escolas portuguesas

O Make It Possible é um projeto de impacto comunitário que tem como objetivo trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) das Nações Unidas junto das escolas do ensino secundário português, através de um plano de formação criativo e inovador de educação não formal.

O programa criado pela AIESEC em Portugal vai já na segunda edição e está a decorrer desde o dia 7 de fevereiro até ao dia 23 de março, contando com a presença de mais de 53 escolas das cidades de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Faro, chegando a mais de 5000 estudantes.

57 voluntários internacionais, vindos de 35 países diferentes, estão envolvidos neste projeto que visa integrá-los em diversas escolas portuguesas. Os jovens foram criteriosamente selecionados entre mais de 200 candidatos internacionais e foram recebidos em Portugal com um seminário de formação de 5 dias, especificamente desenhado pela AIESEC, em parceria com a organização profissional PAR, para os preparar para o seu trabalho nas escolas. Através do programa de formação especificamente desenhado para a educação dos ODM, o Make It Possible cria espaços dinâmicos onde os estudantes aprendem, discutem e trabalham diversos temas, usufruindo simultaneamente do ambiente internacional que os voluntários proporcionam.
A segunda edição do Make It Possible conta já com o apoio de várias entidades do mundo empresarial, como a Education First, a Navigator e a Fundação Millennium Bcp, e do mundo académico como a ISCTE Business School. Os benefícios das empresas em apoiarem esta causa são a nomeação como embaixadoras dos ODM, a responsabilidade social, o reconhecimento nessa área e também o posicionamento em materiais de comunicação. A vertente de networking está aqui bastante realçada, pois, para além de conhecerem os estagiários, as empresas conhecem outras organizações, tendo a oportunidade de estar presentes nos eventos do projeto (tanto locais como nacionais).

AIESEC na Universidade Católica Portuguesa do Porto recebe cinco voluntários internacionais

A AIESEC na Universidade Católica Portuguesa do Porto recebe cinco voluntários, vindos da Roménia, Sérvia, Polónia, Grécia e Eslováquia para ingressarem no projeto Make It Possible. Ionut Cirlan, 23 anos, vem da Roménia e está atualmente a trabalhar com os alunos das escolas Garcia de Orta, Clara de Resende, Ramalho Ortigão e Colégio Nossa Sra de Lourdes. O voluntário diz achar o programa muito interessante: "As turmas mostram-se muito interessadas. Os alunos têm curiosidade em relação aos Objetivos do Milénio e gostam de vários tipos de atividades, que de forma interativa tentamos implementar." Ionut sente que o impacto do programa foi muito positivo nas crianças. "Fiquei espantado quando um rapaz, na primeira aula, já sabia o que é que eu estava ali a fazer e até alguns dos tópicos que íamos abordar. Isto aconteceu porque um amigo de outra turma que já tinha tido a primeira aula lhe tinha contado. Ou seja, as crianças falam entre elas sobre o projeto e isso deixa-nos contentes, claro, porque é uma prova de que já estão a fazer alguma coisa em relação ao que aprenderam". O feedback dos alunos é positivo e houve até um que afirmou estar a ser um projeto "muito interessante e importante para o crescimento psicológico" do mesmo.
A AIESEC na Universidade Católica Portuguesa do Porto conta com o apoio financeiro da empresa Águas do Douro e Paiva e do Grupo de Investigação do Cancro Digestivo. As viagens entre o Porto e Lisboa serão asseguradas pela Rede Expressos e Transdev. Os jovens voluntários fazem então trabalho comunitário no Centro de Educação Ambiental (que faz parte da Águas do Douro e Paiva) e dão formação nas escolas Inês de Castro, Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Garcia de Orta, Ramalho de Ortigão, Clara de Resende e Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker