Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

sexta-feira, julho 29, 2011

AEA tarde

AEA "Porque não e afundam os peixes?"
ATL Vila Urbana de Valbom

E hoje, foi a vez dos mais pequenos conheceram os peixes desde a barbatana até às escamas!

quinta-feira, julho 28, 2011

Actividades de Verão "O Topas e a Tupilde estão de férias"

Estas actividades até aulas de tricô tiveram! Com posturas bem especiais pelo meio, experiências ciêntificas e uma ida ao rio.
A ver se repetimos!

2

2

2

AEA tarde

AEA "Porque não se afundam os peixes?"
ATL Vila Urbana de Valbom

Adorei conhecer estes meus amiguinhos. Mesmo de férias, estiveram bem despertos e cheios de vontade de aprender!

Apresentação1

Colónia de Férias de Verão "O Topas e a Tupilde estão em Monção"

Com miaus ao almoço, horas livres preenchidas, experiências de arrasar, chocolate quente, passeios na natureza e muita muita alegria. Foi assim:

1

1

quinta-feira, julho 14, 2011

AEA tarde

AEA "Ajuda o Topas a encontrar o tesouro"
Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos

E mais um tesouro foi encontrado à beira do Rio Douro...

AEA manhã

AEA "A Tupilde faz velas de óleo"
CerciLamas

E quem diria que a vela ficaria assim tão bonita?

Apresentação1

quarta-feira, julho 13, 2011

AEA tarde

AEA "O mistério da água para consumo humano"
ISQ



AEA's_13e14_07_2011 003ISQ (1)

AEA manhã - no exterior

AEA "A Tupilde faz yoga com os fihotes"
Colégio Oceanus

Na falta de autorização para a publicação das fotografias tiradas no decorrer da AEA realizada hoje de manhã, nas instalações do Colégio Oceanus, fica apenas a fotografia tirada antes do decorrer da mesma.

E a Tupilde "delirou" com esta nova AEA!



AEA's_13e14_07_2011 001ColégioOceanus

terça-feira, julho 12, 2011

O Hino do Parto

Sustentáculos

Além do programa Biosfera, na RTP 2, este é outro programa que não perco todas as semanas. O Sustentáculos. É Brasileiro e é maravilhoso.

O Mundo segundo a Monsanto

Mergulhar no lixo ou "freeganismo"



Mais sobre este assunto aqui.

Bater é educar?

Os castigos corporais a crianças, mesmo os praticados no seio da família, são proibidos e punidos em Portugal desde 2007!
O artigo 152 do código penal português foi revisto em 2007 e estabelece que os castigos corporais, a privação da liberdade das crianças e as ofensas sexuais são punidos com penas de um a cinco anos de prisão, podendo as penas aumentar consoante a gravidade da ofensa.


Vejam o resto do artigo aqui.

O Burro Mirandês - trabalho efectuado por um dos visitantes do CEA

Nome comum: Burro mirandês
Nome cientifico: Equus asinus
Distribuição geográfica: Miranda do Douro


Algumas características do burro mirandês
-Pelagem comprida e grossa de cor
Castanha escura. Orelhas grandes
-Focinho curto com a extremidade branca.
-Olhos rodeados por uma mancha branca.
-Fisicamente robustos.
-Temperamento dócil.

As causas que levaram o burro a vias de extinção
-A mecanização dos trabalhos agrícolas.
-O abandono do mundo rural e da agricultura.
-Forte emigração.
-Envelhecimento da população
-A idade avançada das burras, que provoca uma diminuição da sua taxa de fertilidade.
-Preferência dos machos castrados, devido ao facto de serem mais dóceis e próprios para o trabalho.
-A miscigenação de diferentes variedades de burros, perdendo-se as características que são específicas da Raça Asinina de Miranda.


Trabalho realizado por C.

"Sorvete" natural

Medicina Natural

Viver sem dinheiro:

A água e os cosméticos

Pergunta:
Porque é que o ingrediente principal dos vossos champôs é água ou água desionizada? O uso de água não dilui em excesso os champôs?

Resposta:
A água é um ingrediente essencial para a composição base adequada de um champô. Actua como agente de suspensão para extractos vegetais e outros ingredientes e combina-se com o componente “sabão” para formar espuma. Sem a água o seu champô seria demasiado espesso e com o pH demasiado elevado. Contudo, a qualidade da água utilizada é fundamental, água demasiado “dura”, contendo impurezas, pode inibir a performance de um champô. A utilização de água desionizada melhora a performance do champô aumentando a capacidade deste produzir espuma, de se espalhar melhor e mais uniformemente e de permitir um enxaguamento perfeito. O processo de desionização remove sais minerais como bicarbonato de cálcio, sulfureto de magnésio e cloreto de sódio.
A água que, por exemplo, a Aubrey Organics utiliza na formulação dos seus champôs passa, além do processo de desionização, por mais três processos de purificação – filtro de carbono, osmose inversa e tratamento com UV. Estes processos asseguram a remoção/eliminação de nitratos, metais pesados e bactérias.

A Lisa Simpson e o vegetarianismo







segunda-feira, julho 11, 2011

A realidade cruel: exportação de gado

"Através de imagens chocantes, esta exposição revela a crueldade explosiva e terrível infligida ao gado exportado da Austrália para os matadouros da Indonésia.

Estas são as imagens que a indústria do gado não quer que você veja. Agora no norte da Austrália, os navios estão sendo preparadas para carregar milhares de animais a ser transportados para a Indonésia, onde serão engordados em confinamento e enviados para matadouros da Indonésia."


Área do tamanho de 180 campos de futebol devastada por químicos na Amazónia

Uma área do tamanho de 180 campos de futebol na floresta da Amazónia acaba de ser devastada por químicos tóxicos pulverizados por avião, uma nova forma mais silenciosa e grave de desmatação, revelaram as autoridades. Quatro toneladas de veneno, prestes a ser utilizadas, foram apreendidas noutro local.
Bastaram duas horas de helicóptero sobre a floresta da Amazónia para o Ibama (Instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis) descobrir, na segunda semana de Junho, uma área com milhares de árvores em pé, mas sem folhas e esbranquiçadas pela acção dos químicos, avança o jornal “A Folha de São Paulo”.

Esta desmatação química aconteceu no estado do Amazonas, a Sul do município de Canutama, perto da fronteira com o estado da Rondónia, entre o Parque Nacional de Mapinguari e a terra indígena Jacareúba/Katawixi, que ainda não foi demarcada.

Depois de o avião lançar os químicos tóxicos sobre a floresta, as árvores ficam esbranquiçadas, o solo e os lençóis freáticos contaminados e os animais e insectos acabam por morrer. No prazo de uma semana, todas as folhas das árvores caem e ficam apenas os troncos. As árvores com valor comercial são, então, derrubadas por madeireiros, explica o jornal. O terreno depois é limpo com queimadas, para criar pastos para o gado. O responsável pelo crime ambiental ainda não foi identificado.

O Ibama chegou à área destruída, de 178 hectares, depois de o sistema por satélite Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ter revelado indícios do crime ambiental. "Fomos verificar e confirmámos a destruição”, contou Jerfferson Lobato, chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama no estado do Amazonas, ao jornal.

Este não é caso único. Já em 2008, as autoridades descobriram uma área de cinco hectares destruída por herbicidas no estado da Rondónia, na região de São Francisco do Guaporé.
Apreendidas quatro toneladas de veneno escondidas na floresta

Em comunicado, o Ibama revela que apreendeu ainda cerca de quatro toneladas de herbicidas altamente tóxicos que seriam utilizados como desfolhante para destruir três mil hectares de floresta. “O herbicida estava armazenado em local inadequado, escondido no meio da mata e seria pulverizado na floresta com o uso de aeronave” disse Cícero Furtado, coordenador da operação.

Estes produtos são usados na agricultura para controlar as ervas daninhas mas precisam de licença para aquisição e a sua aplicação tem de ser acompanhada por um engenheiro agrónomo. “Se forem aplicados inadequadamente podem causar sérios danos ao ambiente, como a poluição de lençóis freáticos, perda de diversidade biológica de solos e morte de animais e insectos”, explica o Ibama.

O responsável já foi identificado e sofrerá as penalidades previstas na Lei de crimes ambientais, que prevê multa de 500 a dois milhões de reais (220 a 882 mil euros).

Jerfferson Lobato afirma que o uso de agrotóxicos acelera o desmatamento de florestas públicas. O fenómeno é recente, no entanto. O mais comum é devastar com motosserras, tractores e queimadas. Os infractores “mudaram de estratégia porque em pouco tempo conseguem destruir mais áreas com os agrotóxicos", afirmou Lobato.

Em Maio foram derrubados 268 quilómetros quadrados de floresta da Amazónia, um aumento de 2,5 vezes em relação ao mesmo mês do ano passado, revela o Inpe.


Fonte: http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1501480

Comer bem e pagar menos? É possível!

There seem to be two major concerns battling for superiority when it comes to the subject of eating well. Firstly, everyone can agree that eating healthfully is important, but at the same time, with the increasing cost of food prices, there is a strong emphasis being put on saving money on your grocery bill. Is there a way to be able to reconcile the two?

In spite of the astronomical rise in food prices (especially in fresh fruits, vegetables, meats and dairy) there is a way to ensure that you are not only able to eat well but to spend less doing so.

Guidelines to Eating Well for Less

Cut out Convenience Foods: We are an incredibly busy society, and to help ourselves out we’ve created (and have come to depend on) ‘convenience’ foods; things that can just be popped into the microwave or that only take a few minutes to fix on the stove top. The problem is, convenience foods may be quick and easy, but they are usually quite expensive and are definitely not good for you; the list of additives and preservatives in even the most basic of ‘convenience’ foods should be enough to make anyone sick just looking at them.

Cooking from Scratch: Choosing to cook from scratch is important if you are looking to eat well. If you cook from scratch you get to choose all of the ingredients that will be in your food including seasonings and so you don’t have to worry about chemical additives or questionable food preparation methods. Cooking from scratch may seem like a daunting proposition, but it is really not as difficult as it may seem. Yes, it is going to take longer to prepare the food, but on the plus side, you will know exactly what has gone into the food you have prepared and can take pride in the dishes that you have prepared.

Prepare Ahead: One of the biggest things about convenience foods is that they are ready NOW. You can take away the sting of removing convenience foods from your diet by preparing food ahead of time. There are many dishes that can be prepared from scratch in advance and then frozen in smaller sized containers to be re-heated when a quick meal is needed. This will prevent you running out for fast food or a quick convenience food when the urge hits you.

Buy Locally: Purchasing locally grown foods can not only cut down on your grocery bill, but also on your concern as to the quality of merchandise that is being purchased. When you buy food at a large chain grocery store; even fresh foods; you really have no idea where the food came from or how long it has been on the road. Purchasing as much fresh food locally as possible can go a long ways towards your peace of mind when it comes to the quality of your food and will also help to encourage a closer sense of community between neighbors.

While there are plenty of other things that can be done to ensure that you can eat well and actually spend less money doing so, these simple guidelines can go miles toward ensuring that you can start eating better now, and actually save money in the process.

Fogueiras de inverno

Sei que o Inverno está longe, mas esta ideia é fantástica! Como manter a o fogo aceso mais tempo e reutilizando jornais velhos? Ora vejam aqui.

quinta-feira, julho 07, 2011

AEA manhã

AEA "Ajuda o Topas a encontrar o tesouro"
Centro Social do Couto Mineiro do Pejão

quarta-feira, julho 06, 2011

AEA tarde

AEA "Porque não se afundam os peixes"
Associação Paços 2000

E aqui estão os últimos peixinhos:


AEA manhã

AEA "Porque não se afundam os peixes"
Associação Paços 2000

Estes peixes saltitavam sem parar
Mas com muitos exercícios
Não se conseguiram afundar

terça-feira, julho 05, 2011

AEA tarde

AEA "Porque não se afundam os peixes"
Associação Paços 2000

Que amiguinhos tão pequeninos!
Mas, mesmo pequeninos, conseguiram decifrar todos os segredos dos peixes. Ora vejam:


AEA manhã

AEA "Ajuda o Topas a encontrar o tesouro"
Centro Social do Couto Mineiro do Pejão

E o tesouro foi encontrado por estes meus amiguinhos:

segunda-feira, julho 04, 2011

AEA tarde

AEA "Porque não se afundam os peixes"
Associação Paços 2000

Mais um grupinho de peixes:


AEA manhã

AEA "Porque não se afundam os peixes"
Associação Paços 2000

O saldo desta manhã é muito positivo, pois apesar de ser uma segunda-feira, estes meus amiguinhos tiveram energia para dar e vender!

Regresso de férias

Eu e a Tupilde voltamos.

Esperamo-vos para novas e animadas aventuras!

Até já,

Topas & Tupilde

21 de Junho de 2011

AEA "Os ecossistemas ribeirinhos"
Escola EB 2/3 Ramalho Ortigão

18 de Junho de 2011

AEA "O mistério da água para consumo humano"
TOYOTA


 
eXTReMe Tracker