Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

quarta-feira, outubro 07, 2009

Depois da festa vem o cansaço

Arrumar o milho e limpar o CEA...

Deu apenas tempo para ler este texto:

Será a gelatina adequada para crianças?
De facto, a gelatina deveria ser adequada para as crianças, o que, de facto, acaba por não ser tão verdadeiro, tendo em conta o seu elevado teor em açucar e também em aditivos...embora fique em vantagem em relação a outras sobremesas, mais doces. Assim, considerei pertinente a necessidade, também, de adicionar na dieta alimentar, num dia de semana, à sobremesa, de um doce atractivo aos olhos das crianças e porque não, a gelatina, tão rica em proteína e com vantagens face aos doces comuns...?
Ainda assim, tenho conhecimento que existem gelatinas elaboradas a partir de proteína vegetal mas que existe uma, ou outra marca, que utiliza, na sua formulação, a proteínal de origem animal, nomeadamente suína, do meu ponto de vista não tão interessante do ponto de vista nutricional. Deste modo, considero mais interessante o consumo de gelatina proveniente de fonte vegetal, elaborada a partir de agar-agar extraído de algas.
Em alternativa, poderá adquirir gelatina agar-agar, de excelente qualidade, pelo menor teor em
açucar e nulo em aditivos e confeccionar a partir de casa. Contudo, é importante que saiba que o pH ácido da fruta, quer crua quer cozida, compromete a solidificação da gelatina, razão pela qual poderá encontrará aqui algumas limitações caseiras.
Nesse sentido, sugiro pois que utilize apenas na sua "fabricação" fruta crua, não cortada, como as uvas, por exemplo ou, se cortada, fruta que não seja muito ácida como banana, pêssego ou até frutas em calda, escorridas.
Deixo pois aqui algumas receitas que a Mamã Patrícia teve a gentileza de me enviar para partilhar hoje convosco:
- GELATINA DE MAÇÃ
3 Maçãs; 0,5 lt de água; 3 colher (sopa) de agar-agar em pó; 1 colher (sopa) de açucar; 1 pitada de sal; algumas gotas de sumo de limão.
Cozer as maçãs com a água, o sal e o agar-agar.
Juntar o limão e o açucar e passar com a varinha. Passar o recipiente a utilizar por água fria e verter aí gelatina. Deixar arrefecer e levar ao frigorifico.
Pode ser servida fria com biscoitos partidos.
Ou pode ser desenformada, aquecendo ligeiramente no microondas e quando estiver morna ao toque, desenforme rapidamente e coloque mais alguns minutos no frio.
- GELATINA DE FRUTAS
0,6 lt de água; 3 g de agar-agar; 60 g de açucar; 600 g de fruta da época.
Ferver a água com o açucar e o agar-agar.
Cortar a fruta em pedaços, ou deixar inteira se for pequena (ex. uvas) e colocar num recipiente.
Verter a água por cima da fruta, deixar esfriar e levar ao frigorifico. Pode também triturar os frutos e depois juntar com a água. Nesse caso, pode ser necessário ter de aumentar a quantidade de agar-agar para 5g ou 6 g (Nota: As soluções mais acidas e o excesso de açucar fazem com que o agar agar perca a força gelatificante).
Poderá também, para variar, acrescentar uma parte de água e uma parte de leite (leite de coco ou leite de soja ou leite de vaca), fica igualmente muito atractiva.
Assim, espero que possam, deste modo, dinamizar um pouco a vulgar apresentação da gelatina, adquirindo facilmente o agar-agar em lojas que vendam ingredientes para confeitaria.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação
Linha de apoio on-line

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta festa foi um espectáculo, parabéns. este centro é fantástico.e,as meninas três meninas que nos receberam também.

 
eXTReMe Tracker