Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

segunda-feira, maio 11, 2009

Amor com amor se paga

Ia um Cágado para casa com um saco de milho às costas.
A dada altura encontrou um grande tronco de árvore atravessado no caminho. Deitou o saco para o outro lado do tronco e foi dar a volta para pegar de novo no saco.
Um Lagarto viu o saco de milho e pensou para consigo:
«Um saco de milho! Que sorte!»
O Cágado entretanto chegou ali e disse:
— O saco é meu.
— O saco é teu? Achei-o. É meu — afirmou o Lagarto.
Mas o Cágado insistiu:
— Fui eu quem o deitou para aí e venho buscá-lo. Dá-mo.
O Lagarto não estava pelos ajustes:
— Ah, isso é que não dou. Achei-o, é meu.
O Cágado acompanhou o Lagarto até casa deste, sempre na esperança que ele lho devolvesse. Mas, por mais que teimasse, não conseguiu.
Quando chegou a casa não havia nada para comer. Disse aos filhos:
— O Lagarto roubou-me o saco de milho. Vamos ao mato apanhar ratos, se não morremos aqui de fome.
Foram caçar ratos e nisto encontraram um rabo de lagarto fora da toca. O Cágado logo reconheceu que era o rabo do Lagarto que lhe havia roubado o saco de milho.
— Dai-me cá a faca para eu lhe cortar o rabo — disse o Cágado aos filhos.
O Lagarto pediu ao Cágado:
— Não me cortes o rabo que eu ainda estou vivo.
O Cágado não fez caso. Cortou-lhe o rabo, levou-o para casa e comeu-o com os filhos. O Lagarto foi queixar-se ao Leão:
— Leão, venho queixar-me do Cágado. O Cágado cortou-me o rabo e quero que ele mo pague.
O Leão mandou chamar o Cágado e perguntou-lhe:
— Cágado, é verdade que tu roubaste o rabo ao Lagarto?
— Não.
O Lagarto emendou:
— Cortou, sim senhor. Eu disse-lhe que estava vivo e não fez caso.
O Cágado disse:
— Eu não roubei o rabo ao Lagarto. Achei o rabo fora da toca, levei-o para casa e comi-o com os meus filhos. Foi apenas isto e nada mais.
O Leão pensou e deu a sentença:
— Terás que pagar o rabo ao Lagarto.
O Cágado, firme na sua, contou como as coisas se haviam passado e concluiu:
— Se o Lagarto achou o meu saco de milho, também eu achei o seu rabo. Agora não devemos nada um ao outro.
E assim ficou resolvida a contenda. Manuel Ferreira


Quem pode parar o vento?
Porto, Edições Asa, 1987

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker