Água reciclada no espaço
Estação vai usar água reciclada
NASA vai abastecer a Estação Espacial Internacional com água obtida através da purificação de desperdícios, incluindo urina
No JN de Domingo:
A Agência Espacial norte-americana está a preparar a duplicação da tripulação a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês). Um dos principais problemas de abastecimento - a água potável - será solucionado com uma máquina que seguiu a bordo do vaivém "Endeavour" que ontem de madrugada foi lançado a partir do Centro Espacial Kennedy e que vai reciclar águas usadas, incluindo a urina dos astronautas.
"Fizemos testes de sabor da água", explicou Bob Bagdigian, o engenheiro responsável pelo sistema. "Ninguém apresentou qualquer objecção. Exceptuando um ligeiro sabor de iodo, é tão refrescante como qualquer outro tipo de água". "Tenho alguma no meu frigorífico e sabe-me bem", acrescentou Bagdigian.
O transporte desta máquina que custou 250 milhões de dólares é um dos objectivos da missão do vaivém "Endeavour". Juntamente com o sistema de reciclagem seguem dois pequenos quartos, o primeiro refrigerador para a estação, novo equipamento de exercício e outro dos equipamentos tidos como essenciais - uma segunda casa de banho.
"Com seis pessoas a bordo da ISS são mesmo necessárias duas casas de banho. É muito mais conveniente e mais eficiente", explicou Sandra Magnus, uma das astronautas do "Endeavour" que vai susbitituir Greg Chamitoff como engenheira de voo da estação espacial. Chamitoff está a bordo da ISS desde o último voo de uma vaivém, em Junho passado.
Porém, antes de aumentar a tripulação da ISS em mais três astronautas, a Nasa quer ter a certeza de que o sistema de reciclagem de água funciona sem problemas.
A reutilização da água a bordo é um aspecto essencial perante a perspectiva da Nasa retirar do activo os seus vaivéns, que produzem água como subproduto do sistema eléctrico. Até agora, em vez de lançar a água borda fora, a Nasa estava a transferi-la para a estação espacial.
Porém, os dias de vida dos vaivéns estão contados. Sobram apenas mais dez voos, incluindo a última viagem de serviço ao telescópio espacial "Hubble". A Nasa prepara-se para concluir o programa em 2010, após o que a nave russa "Soyuz" passará a ser a única forma de transporte de tripulantes para a estação.
"Não podemos estar permanentemente a enviar água para seis pessoas", explicou o director de voo do vaivém, Ron Spencer. "Reciclar é essencial".
A agência espacial dos Estados Unidos espera processar 23 litros de água por dia com a nova máquina. O objectivo é recuperar cerca de 92% da água presente na urina dos astronautas e também no ar da estação. "A água potável de hoje eram os desperdícios de ontem", conclui Bob Bagdigian.
Sem comentários:
Enviar um comentário