Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

segunda-feira, julho 21, 2008

Poinsétia

Tu "poinsétia", eu ponho "aquiela" e por aí adiante!

Brincadeira. Isto tudo porque vos queria falar de uma planta chamada "Poinsétia", cujo nome científico é Euphorbia pulcherrima. As meninas (Liliana e Raquel) cuidam de uma que temos aqui no CEA. Tem variados nomes comuns: bico de papagaio, rabo de arara, cardeal, flor do Natal e estrela do Natal. Eu cá conhecia apenas o nome estrela de Natal! Tem origem no México, onde é expontânea. Olhem que giro: floresce no Solstício de Inverno e é por isso relacionada com o Natal.
Na verdade, esta planta não tem verdadeiras flores, ou melhor, aquilo que as pessoas julgam ser flores são brácteas modificadas que envolvem as pseudoumbelas onde estão as pequenas flores. Temos que chegar ao Natal para ver melhor a verdadeira flor.
Deve ser cultivada num local com muito sol, em solo fértil, com muita drenagem e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não tolera geadas. Multiplica-se por estaca.
Encontrei esta lenda na internet. Ora leiam:

A LENDA DA POINSÉTIA
Numa véspera de Natal, uma pobre criança camponesa estava à porta da igreja local, observando com desespero as outras pessoas que chegavam com esplêndidos presentes para colocar ao lado do berço do Menino Jesus. Apareceu um anjo, que segredou ao ouvido da criança que estava uma bela planta a crescer ao lado do caminho, a qual constituiria uma oferta ideal. A criança apanhou a simples planta verde, levou-a para a igreja e pô-la ao pé do berço, juntamente com os outros presentes. A congregação, que estava na igreja, quando viu a criancinha oferecer a Cristo o que parecia ser uma vulgar planta verde, mostrou o seu espanto e desagrado, o que fez com que a criança corasse de embaraço e o seu corar reflectiu-se nas folhas superiores da planta, que também ficaram de um vermelho-vivo. Num instante, a planta vulgar tinha-se transformado numa bela flor e a congregação ficou profundamente envergonhada com o seu próprio comportamento e espantada com o milagre que tinha testemunhado. A partir daí, a planta ficou localmente conhecida como "A Flor da Noite Santa", mas a sua associação com o Natal ainda era desconhecida fora do México.Depois, em 1825, os Estados Unidos nomearam o diplomata Joel Poinsett como o seu primeiro embaixador no México. Poinsett era um botânico amador entusiasta e ficou fascinado com este estranho arbusto de folhas vermelhas, que descobriu em 1828. A sua nomeação para o México terminou em 1829 e, quando regressou aos Estados Unidos (onde seria mais tarde ministro da Guerra), levou com ele vários exemplares da estranha planta.


A nossa está assim:



Nota:
A seiva leitosa da planta, em contacto com a pele e mucosas pode provocar inflamações, dores e comichões. No que respeita aos olhos, quando em contacto com estes, pode provocar irritação e inchaço das pálpebras. Se ingerires esta planta sabes o que te pode acontecer? Podes ficar com vómitos e diarreia! Por isso, já sabes, esta planta não é comestível!

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker