Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

O Peixe-Mosquito ou Gambúsia

A olhar para o aquaterrário do CEA, lembrei-me de falar dos peixes mais pequeninos que por aqui andam e que fazem as delícias das crianças que visitam o CEA: os peixes-mosquito.


Espécie originária da América do Norte. Foi introduzida na bacia do Tejo nos finais da década de 20 do século XX com o objectivo de combater a malária, porque se acreditava que esta espécie se alimentava fundamentalmente de larvas dos mosquitos vectores do agente da doença.
Identificação: Coloração acinzentada com minúsculos pontos negros dispersos pelo corpo e pelas barbatanas. Boca súpera e barbatana dorsal muito recuada, sendo posterior à barbatana anal. Acentuado dimorfismo sexual, alguns raios da barbatana anal são mais alongados nos machos, transformando esta barbatana num órgão copulador. As fêmeas têm um ventre proeminente e são maiores que os machos.
Habitat: Prefere águas calmas, de substrato arenoso, pouco profundas e com vegetação aquática. Podem ser encontradas em rios e nas zonas marginais das albufeiras. Toleram baixas concentrações de oxigénio, altas temperaturas e elevados níveis de poluição orgânica.
Reprodução: Alcançam a maturidade sexual aos poucos meses de vida. Após um ritual de corte em que os machos perseguem as fêmeas ocorre a fecundação que neste caso é interna. Cerca de um mês após a fecundação as fêmeas, consoante o seu tamanho, dão à luz 20 a 70 crias. Num ano podem reproduzir-se até 4 vezes.
Alimentação: Alimentam-se essencialmente de larvas de insectos e de outros pequenos invertebrados.

Retirado deste site.

Curiosidade: a gambúsia foi introduzida pelo Homem nas nossas águas para combater a Malária, já que estes alimentam-se de larvas de mosquito (que transmite a doença Malária).

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker