Urros estrondosos e murros no peito anunciam um patriarca gorila no Congo!
Ao desfolhar a National Geographic deste mês, aqui no CEA, deparei-me com um tema interessantíssimo: Kingo e a sua família de gorilas ocidentais, que vivem numa área protegida da floresta que atravessa a fronteira da República do Congo e da República Centro-Africana. Com isto, lembrei-me de um filme que vi há muitos anos: Gorilas na Bruma.
E os gorilas, estão assim tão longe dos humanos, em termos de evolução, pergunto eu? São mamíferos primatas pertencentes ao género Gorilla, são endémicos das florestas tropicais do centro da África. Os machos medem entre 1,65 e 2 metros de altura, e pesam entre 180 e 250Kg e as fêmeas a metade dos machos, sendo considerado o maior dos primatas. É capaz de levantar até 2 toneladas com os dois membros anteriores. Está ameaçado devido à destruição do seu habitat e à caça furtiva. Vejamos a classificação científica:
Agora observemos a classificação científica do Homem:
E serão os humanos mais inteligentes do que os gorilas? Não são estes que matam só porque sim...
Ligações na internet sobre estes primatas: programa internacional de protecção dos gorilas, vídeo sobre gorilas na NG, informações gerais e o site da Koko.
Sem comentários:
Enviar um comentário