Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

terça-feira, janeiro 15, 2008

Maternidades de Peixes

Os alunos do Colégio de Santa Maria de Lamas souberam hoje o que são maternidades de peixes (uma maternidade serve para colocar as fêmeas grávidas para que os outros peixes não comam os bebés; nestes locais existe uma separação para onde vão os bebés mal nascem).
Assistiram à Acção de Educação Ambiental denominada "Os ecossistemas ribeirinhos".
Fica aqui o registo fotográfico desta acção:
Ah! E as vossas monitoras esqueceram-se de vos falar da Tenca, por isso aqui ficam as informações relativas a este peixe:


Nome científico: Tinca tinca
Nome comum: Tenca

Características principais:
A Tenca está distribuída por toda a Europa, com excepção do Norte da Escandinávia, o norte da Escócia e a parte ocidental da Península Balcânica. Suporta as águas levemente salgadas do Báltico Oriental. Prefere as águas de corrente suave ou águas quietas, troços finais dos rios com vegetação. É resistente a teores baixos de oxigénio e consegue suportar a acidez da água. Trata-se de uma espécie pouco exigente e adaptável. Procura alimento entre as plantas; alimenta-se de larvas de insectos, moluscos e outra fauna pequena. Cresce rapidamente, sendo que a fêmea é mais rápida do que o macho. Podem atingir tamanhos entre os 30 e os 40 cm e podem pesar até 2 Kg. Desova entre Maio e Julho. Se a temperatura da água desce abaixo dos 5ºC, o cardume de tencas desloca-se para sítios mais profundos, hibernando (não se move, nem se alimenta).
Esta espécie tem um corpo robusto e curto. A cor pode variar conforme o meio onde está (neste caso tem um tom esverdeado e tem os olhos alaranjados, sendo que nem parece ter escamas de tão pequenas que são).

Classe: Actinopterygii
Ordem: Cypriniformes
Família: Cyprinidae


Fico à espera dos vossos comentários e artigos do Jornal da escola!
Ah! E este é vosso certificado que irá directamente pelo correio:

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker