Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Jardins Verticais

Olá amiguinhos!
Pelo desejo de um ano mais "verde", hoje decidi falar-vos de jardins.
Um jardim é uma estrutura espacial ao ar-livre, construída e projectada pelo Homem. Caracteriza-se por uma forte presença da vegetação. É um espaço verde destinado à exploração lúdica, ou com uma finalidade específica, como por exemplo um Jardim Botânico. No fundo, um jardim é um espaço verde.
Em Portugal, e mais propriamente aqui no Norte podem visitar imensos. Espreitem aqui no site, do lado direito, variados links para variados parques.

Mas eu gostava de vos mostrar algo muito especial e que eu, até hoje, apenas vi em Madrid, quase em frente ao Museu do Prado e ao Jardim Botânico da cidade. Falo dos Jardins Verticais. O que são? Dizem os peritos que esta é uma grande solução para a falta de espaço, de tempo, de apetência, de jeito e de paciência para cuidar das plantas. Encontrei vários exemplos: Patrick Blanc e este. Como fazê-los? Aqui encontram-se instruções para este exemplar. Tem treliças para suportar o crescimento de plantas trepadeiras, pequenas plataformas para apoiar vasos, e para incrementar o projecto foi instalada uma casinha para pássaros e um bebedouro. Há quem utilize vasos, e plante tomates ou morangos ou mesmo couves de uma forma vertical. A técnica mais complicada, mas mais bonita, é chamada de hidroponia, praticada pelo biólogo-arquitecto Patrick Blanc. Deixo-vos alguns sites para saberem mais sobre a Jardinagem Vertical:
- Universidade de Nebraska;
- Universidade do Missouri;
- No Dig;
- Dicas;
- Conversas sobre Jardins Verticais;
- The GrowSpot;
- Espiral de ervas.

"Jardinem" mais este ano!

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker