Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

terça-feira, dezembro 11, 2007

Renas, as nossas amigas natalícias!


Quem são?
A rena, tal como o cervo e o veado, faz parte da família dos "cervídeos". Aliás, é muito parecida com os seus primos, mas muito mais pequena!
Antigamente, nos países nórdicos, lá muito para o norte da Europa, os habitantes utilizavam as renas como meio de transporte sobre a neve (para puxar trenós), alimentavam-se do seu leite, comiam a sua carne e vestiam-se com a sua lã e pele.
Para sobreviver em lugares tão frios como o norte da Europa, as renas têm algumas características muito especiais.
Por exemplo, têm pernas mais curtas e fortes e focinho peludo. A fêmea é a única da família dos cervídeos que tem armações (chifres) como o macho, embora sejam um bocadinho menos desenvolvidas do que as dos machos.
A maior parte dos animais não se alimenta de musgo. Além de ser de difícil digestão, não alimenta muito. No entanto, a rena adora comê-lo porque tem uma substância química especial que a ajuda a manter o corpo aquecido!
A gravidez da mãe rena demora sete meses até ter o seu filhote e têm apenas um de cada vez. Como vivem 15 anos podem chegar a ter 14 filhotes!
Quando nascem, na Primavera, as renas bebés não têm chifres, mas quinze dias depois começam logo a crescer. O problema é que estes caem logo, mas dois meses depois já têm uma armação igual à dos pais.
No Verão as armações da rena são revestidas por uma pele fina que parece veludo. No Inverno essa pele seca e cai. Para acelerar este processo, o animal esfrega a armação o mais que pode!
A armação da rena fica então toda branquinha e começa a época de acasalamento e as lutas entre machos por causa das fêmeas.
As armações das renas são verdadeiras armas. Mas não são usadas só contra os inimigos de outra espécie, também podem ajudar a estabelecer a hierarquia do grupo, onde os machos lutam entre si, usando as armações como arma de combate, para determinar o dominante (o chefe do grupo).

(no site Júnior)

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker