Projeto - Permacultura no CEA
Dia 52
UAU!
Cada dia que passa, é mais uma surpresa.
Hoje foi a vez de um ouriço cacheiro nos dizer um olá. Quer dizer, fomos mais nós que estivemos no caminho dele. Tão bonito! Apesar dos espinhos (pêlos modificados) é um animal insetívoro muito sensível:
Apesar de não ser a presa principal de nenhum predador, e da sua cobertura espinhosa ser um forte dissuasor de qualquer ataque, há todavia alguns factores de ameaça para este insectívoro. O ouriço é por vezes capturado por raposas, mochos e corujas, águias e toirões. O texugo, devido às suas fortes e compridas garras, tem alguma facilidade em penetrar na cobertura espinhosa, capturando assim alguns ouriços, principalmente os mais jovens. Outra causa importante de mortalidade para a espécie são os atropelamentos (a maioria de nós já viu um ouriço morto na beira da estrada), principalmente durante o Verão, quando os animais estão mais activos. Os pesticidas utilizados na agricultura afectam espécies de que o ouriço se alimenta e são também responsáveis por alguma contaminação directa. Para os animais que habitam os nossos jardins, o uso de máquinas de cortar relva e alguns tipos de lixo podem, igualmente, causar a morte a alguns indivíduos.
Já em 2008, o ouriço foi alvo de uma campanha aqui no CEA.
As escadas de pneus (mesmo por baixo da macieira e da ameixoeira) estão num bom "andamento", pois hoje conseguimos enchê-las um pouco mais, de forma a ficarem mais estáveis e mais seguras. Depois de muitos carregamentos de terra, as escadinhas para as framboesas estão prontíssimas!
Sem comentários:
Enviar um comentário