Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

quarta-feira, maio 11, 2011

O que é a Educação Waldorf?

Quando falamos na nossa escola e na educação dos nossos filhos, a primeira pergunta que nos fazem é em que consiste este tipo de educação, e quais as suas diferenças relativamente a outros.
Eis pois alguns dos princípios:
- Esta forma de educar está baseada numa profunda compreensão do desenvolvimento humano, pois é preciso entende-lo para poder educar; não se parte dos conhecimentos que queremos "impor" às crianças, mas sim da forma como elas crescem e da aprendizagem mais adequada a cada estádio do crescimento.
- O ensino realça a componente artística, enriquecendo e valorizando todo o processo de aprendizagem em todos os graus de ensino.
- É cultivada a inteligência social e emocional.
- É valorizada a ligação das crianças à natureza.
- Estimula-se a paixão pela aprendizagem, para que ela permaneça ao longo da vida.
- Envolve-se os pais no processo de aprendizagem e de gestão da escola.
- Este movimento educativo é um dos que está em maior expansão em todo o mundo.

1 comentário:

Lenisa disse...

Acredito em tudo que esta escrito acima. Tenho dois filhos, uma estudou em Escola Waldorf dos 5 as 15 anos, e o outro , este ano vai para o 7º ano em uma Escola Waldorf aqui de minha cidade que fica em Capão Bonito, Estado de São Paulo,Brasil. Por ser uma pedagogia diferenciada onde se respeita o ritmo da criança é necessário que os pais conheçam também a pedagogia para entender os caminhos do desenvolvimento de seus filhos, e assim colaborar efetivamente na educação integral do ser humano que foi confiado por emprestimo divino.

 
eXTReMe Tracker