Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

quinta-feira, março 24, 2011

VN Gaia: Foi registada a existência de lontras no Estuário do Douro

Uma lontra foi fotografada na madrugada de Terça-feira pela primeira vez na Reserva Natural Local do Estuário do Douro, em Gaia, o que significa que a população desta espécie “é mais abundante do que se pensava”. “A fotografia foi tirada por um guarda de uma obra, a decorrer no Canidelo, através do telemóvel, mas não oferece dúvidas de que se trata de uma lontra”, referiu o director da empresa municipal Parque Biológico de Gaia, Nuno Oliveira, em declarações à Agência Lusa.

Nuno Oliveira referiu que a lontra estava a passar do rio para os campos quando foi fotografada. O responsável precisou que esta é a primeira lontra que se detecta em registo no Estuário do Douro e a fotografia demonstra que “há mais lontras do que pensávamos” na zona.

Tratando-se de um mamífero que é considerado tímido, o facto de ter sido fotografada uma demonstra que “a população é mais abundante do que há alguns anos e do que se pensava”, disse. Questionado se a lontra vive bem com a poluição, Nuno Oliveira respondeu que a espécie “aguenta bem alguma poluição” e, ali no estuário, “tem muita oferta de alimento”. Nuno Oliveira destacou ainda as matas e campos agrícolas que há na zona, que dão às lontras “boas condições de abrigo”.

A lontra tem geralmente hábitos noturnos, dormindo de dia na margem do rio e acordando de noite para procurar alimento, sendo que pode pesar até 35 quilos. O Estuário do Douro fica entre as margens do Porto e Gaia e tem uma extensão de cerca de 20 hectares, sendo considerado um local de excelência na região para a observação de aves, em especial as migratórias e as limícolas.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker