Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

terça-feira, outubro 20, 2009

Edifício Ecológico da Nokia

Projetado conforme as normas LEED, o edifício ecológico da Nokia localizado em Beijing, na China, incorpora mais de 30 técnicas de design que permitem uma redução de 37% no consumo de água e cerca de 20% no consumo de energia quando comparado com os edifícios comuns.



Desde que a obra ficou pronta, a empresa tem agrupado seus escritórios na China. Departamentos de produção, distribuição, logística, marketing, serviços, além da base de fabricação dos celulares e parceiros de suprimentos, estão concentrados num raio de 1 quilômetro. Ao mesmo tempo em que isto tem aperfeiçoado a eficiência das comunicações e operações, a iniciativa tem permitido que a empresa reduza as suas emissões de CO2 causadas pelo transporte, diminua o uso de materiais de embalagens, economize em viagens de negócios e economize em custos de embarque para longa distância.

Esta rede industrial de celulares não é apenas a maior do mundo, mas também uma das que mais estão compatíveis com o conceito de Sustentabilidade no setor de telefonia móvel. Confira abaixo algumas das ações ecológicas realizadas:

20% em economia total de energia: o design ecológico reflete a responsabilidade corporativa
→ Estacionamento ambientalmente correto

Área de estacionamento subterrâneo: mais de 50% dos espaços de estacionamento estão no subsolo. A Nokia colocou pavimentação Creta nos espaços do estacionamento aberto para reduzir a irradiação térmica.

Estacionamento ambientalmente correto: área de estacionamento reservada para veículos em concordância com o meio ambiente (veículos de baixo nível de emissão, veículos com consumo eficiente de energia, veículos de viagens em grupo).


→ Edifício ecológico

A Nokia utilizou materiais extraídos, recuperados, coletados e fabricados nos 800 quilômetros do local, numa proporção de 27,2% do valor total dos materiais (com base no custo), para a construção do edifício. 12,1% dos materiais corresponde a materiais reciclados.

A Nokia desenvolveu e implementou um plano de controle de detritos da construção, e conseguiu desviar cerca de 78% destes atritos dos aterros sanitários.

→ Design ecológico

A Nokia utilizou materiais para a cobertura com um elevado Índice de Refletância Solar (Solar Reflectance Index – SRI). Um SRI maior representa menos calor solar absorvido pela superfície da cobertura, uma vez que ele reflete as ondas solares. Utiliza ainda a luz do dia porque a cobertura está inclinada para o sul.

Parede de telas de vidro: A fachada do edifício foi feita de vidro duplo para ajustar automaticamente a temperatura, utilizando o ar intermediário. Juntamente com o sistema de ar acondicionado, a temperatura interna não fica afetada pela temperatura externa, o que produz economias totais de 14% no edifício.

Mobília ecológica:O edifício utiliza materiais de construção rapidamente renováveis (feitos de estruturas tipicamente coletadas num ciclo de dez anos ou menos) para conseguir 3,5% do valor total de todos os materiais e produtos de construção (com base no custo) usados no local.


→ Economia de energia

Luz solar natural: O pátio do edifício está rodeado de escritórios e salas de conferência. 77,4% da superfície pode aproveitar a luz solar natural. O sistema de ar acondicionado, a iluminação e os projetores são controlados pelo Sistema de Administração do Edifício o qual se desliga automaticamente 15 minutos após ter entrado em modo de espera.

Controle de energia: O sistema de ar acondicionado, a iluminação e os projetores são controlados pelo Sistema de Administração do Edifício, o qual se desliga automaticamente 15 minutos após ter entrado em modo de espera.

Impressoras que economizam energia: O edifício tem impressoras multifuncionais para imprimir, copiar, enviar mensagens por fax e digitalizar. Todas elas estão configuradas para imprimir em ambas as faces do papel e são compartilhadas por um grupo de funcionários que trabalham em proximidade.


→ Economia de água

Plantas que necessitam menos irrigação: Para plantar, a empresa selecionou espécies nativas que não necessitem de muita irrigação. O local conseguiu uma redução geral de 37% no consumo de água para estas espécies, e conta ainda com acessórios economizadores de água, bem como uma fonte centralizada de águas residuais para descargas de vasos sanitários, irrigação e limpeza.

Eficiência no consumo de água: O edifício utiliza águas residuais para todas as descargas de vasos sanitários. Possui também torneiras que funcionam ao serem tocadas visando economizar água.

→ Reciclagem

Disponibiliza uma área facilmente acessível para coletar e armazenar todos os materiais não tóxicos destinados a reciclagem.

→ Comércio Ecológico

Oferece alimentos saudáveis, favorecendo a proteção ao meio ambiente.

→ Caixa ecológica

Oferece acesso fácil aos funcionários na entrada do edifício para que eles retornem telefones e acessórios móveis obsoletos.

Luz solar, alimentos saudáveis, exercícios: uma solução de ambiente de trabalho integrado LOHAS
→ Transporte em concordância com o meio ambiente

Terminal local de transporte: Foram projetadas 49 linhas de serviço regular de ônibus. A viagem diária ao trabalho dos funcionários com muita comodidade pode reduzir as emissões de dióxido de carbono de veículos particulares.

Estacionamento seguro para bicicletas: Os funcionários que levam bicicletas ao trabalho são estimulados a considerar a economia de energia e a proteção do meio ambiente.


→ Cenários excelentes

97,7% da área possui uma vista do exterior. Um elevador panorâmico permite ver todo o edifício.

→ Controle da qualidade do ar

Controle da fumaça ambiental de tabaco: Não se permite fumar no edifício, visando assegurar um ambiente de trabalho cômodo e saudável.

Plantas para ambientes internos: Para a paisagem residencial e a qualidade do ar, o edifício possui todo tipo de plantas em seu interior.

→ Escritórios de fácil utilização

Mesas ajustáveis: Todas as mesas de trabalho podem ser ajustadas de acordo com a necessidade, visando oferecer comodidade de trabalho.

Sala para visitantes: A sala para visitantes recebe colegas da Nokia de todas as partes do mundo. Uma rede sem fio cobre todo o edifício para economizar espaço e energia.

Auditório: Porta giratória para o tráfego intenso.

Área de armazenamento: Uma área de armazenamento para que os funcionários e os visitantes coloquem seus pertences – o que representa uma idéia de muita sensibilidade da empresa.

Comodidade para cadeiras de rodas: Os elevadores do local foram projetados para que as pessoas deficientes possam adentrá-los com facilidade.

→ Outras comodidades e facilidades

Chefe de serviços do andar: Foram organizados chefes de serviços de andar, dedicados ao fornecimento de serviços personalizados em cada andar.

Copa: A empresa disponibiliza copos suficientes e estimula os funcionários a usá-los diariamente visando reduzir o uso de copos descartáveis.

Café natural: A empresa oferece alimentos frescos e saudáveis. Não são usados talheres descartáveis. A área de alimentação é grande e iluminada e permite desfrutar do paisagismo externo através do teto de vidro.

Academia: A academia abre suas portas diariamente e oferece gratuitamente um conjunto completo de instalações. São oferecidos treinadores profissionais para motivar e dar treinamento aos funcionários. São oferecidos também uma sauna, duchas e armários.

Caixa eletrônico: São aceitos cartões bancários populares do: CITIC, China Merchants Bank e ICBC com o China Unipay Services.

Centro comunitário: Massagens, salão de beleza, clínica e creche infantil.

Serviço postal: Disponibiliza serviços de coleta e serviço expresso de coleta e entregas pessoais.

Área de descanso: Instalações de entretenimento, por exemplo: dados, mesa de bilhar, futebol de mesa; na área de trabalho para oferecer relaxamento aos funcionários durante os períodos de descanso.

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker