Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

terça-feira, junho 09, 2009

Nuclear: Washington "gravemente preocupado" pelo ensaio nuclear norte-coreano

Pude ler no Jornal Expresso esta notícia:

Washington, 25 Mai (Lusa) - Os Estados Unidos "estão gravemente preocupados" pelo anúncio por Pyongyang de um novo ensaio nuclear subterrâneo, declarou hoje um responsável do departamento de Estado norte-americano.

"Preocupamo-nos gravemente com o anúncio da Coreia do Norte. Estamos a analisar os dados", declarou este responsável que pediu o anonimato.
O responsável precisou que o Instituto Norte-americano de Estudos Geológicos (USGS) confirmou "um acontecimento sísmico" na Coreia do Norte "compatível com um ensaio".
"Iniciámos consultas com os nossos parceiros dos Seis e do Conselho de segurança da ONU sobre as medidas a adoptar", acrescentou a mesma fonte.
A Coreia do Norte anunciou segunda-feira ter efectuado "com sucesso" um novo ensaio nuclear, não vacilando perante as pressões internacionais destinadas a fazê-la renunciar ao seu programa nuclear.
Entretanto, a Rússia manifestou a sua "apreensão" relativa ao ensaio nuclear que a Coreia do Norte afirma ter efectuado, precisando ao mesmo tempo que continua a estudar a situação, indicou a agência RIA-Novosti.
"A informação relativa ao ensaio nuclear norte-coreano suscita apreensão, mas antes de tirar conclusões definitivas, deve ser verificada prudentemente", indicou o serviço de imprensa do ministério russo dos Negócios estrangeiros, citado pela agência.
A Coreia do Norte afirmou hoje "ter procedido com sucesso" a um ensaio nuclear subterrâneo, mais forte do que o anterior, há cerca de três anos.
Responsáveis sul-coreanos indicaram que um abalo foi detectado em torno da cidade norte-coreana de Kilju, perto do local onde o primeiro teste foi efectuado em Outubro de 2006.
A Rússia é, ao lado das duas Coreias, da China, do Japão e dos Estados Unidos, um dos membros das negociações a seis, destinadas a convencer o regime comunista de Pyongyang a abandonar o seu programa de armamento nuclear.
Por seu lado, o secretário de Estado britânico aos Negócios estrangeiros, Bill Rammell, defendeu que o novo ensaio nuclear que a Coreia do Norte anunciou ter efectuado hoje é "uma violação flagrante" da resolução da ONU.
"Penso que devemos dirigir uma mensagem clara à Coreia do Norte mostrando-lhe que deve retomar as negociações a seis países sobre a sua desnuclearização", indicou Rammell, que participa numa reunião dos ministros dos Negócios estrangeiros da UE e da Ásia em Hanoï.
LMP
Lusa/fim

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker