Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

OHM




O que é a meditação?

Na sua origem, a meditação é uma prática espiritual. Leva ao auto-descobrimento, à renovação espiritual, à paz interior e ao equilíbrio entre os diversos níveis do ser humano.
Essa prática deve ser usada sistematicamente com um intuito preventivo. Quando meditamos, estamos a oferecer repouso ao nosso Eu interior. O descanso físico é necessário, mas o descanso de nossa alma é primordial. Devemos praticar a meditação não apenas para curar algum estado gerado por um desequilíbrio, mas, para evitar que ele se forme cultivando a harmonia geral do nosso corpo e alma.
Com a sua prática habitual iremos verificar mudanças significativas no nosso desempenho intelectual, no nosso comportamento, a diminuição da ansiedade, o aumento da auto-estima, da espontaneidade, do auto-respeito, da capacidade para o contacto inter-pessoal, da auto-realização, na capacidade de percepção, no desempenho académico e um tempo mais curto de recuperação de qualquer fadiga (stress).
Pessoas que meditam habitualmente têm mais clareza para se decidir por comportamentos serenos e para se dispor a uma vida de melhor qualidade por meio de exercícios, de dieta natural, do cultivo do lazer e de uma melhor divisão e emprego do seu tempo.
Esses efeitos são exactamente o contrário do que o stress provoca. A sensação de paz interior e a auto-satisfação trazidas pela meditação mudam a bioquímica do organismo pela produção das substâncias que são formadas no relaxamento das quais, as endorfinas, são as mais conhecidas. Como consequência, o sistema imunitário funciona em melhores condições.
Se praticarmos pacientemente dessa forma, gradualmente os pensamentos que nos distraem vão cessar e experimentaremos um sentimento de paz interior e descontracção. Grande parte de nosso stress e tensão provêm de nossa própria mente e muitos dos problemas que enfrentamos, inclusive os de saúde, são causados ou agravados por esse stress. Se fizermos uma simples meditação respiratória, durante dez ou quinze minutos diários, podemos reduzi-lo.
A meditação leva-nos a experimentar uma mente calma e espaçosa e muitos dos nossos problemas corriqueiros vão desaparecer. Isso faz com que consigamos lidar melhor com situações difíceis e, naturalmente, sentir-nos-emos mais calorosos e positivos com as outras pessoas, melhorando assim as nossas relações.
Começamos acalmando nossa mente com a meditação respiratória e, então, passamos para as meditações analítica e posicionada.
A prática em meditar irá proporcionar que meditemos, independentemente do que estiver a acontecer ao nosso redor.


Vamos meditar aqui no CEA?

Há um espaço no CEA à vossa espera. E porque não, já que o Sol deu um viva, meditar lá fora?

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker