Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

quarta-feira, dezembro 03, 2008

Muscaria

A propósito da muscaria que nos ofereceram ontem, aqui no CEA, encontramos este vídeo no youtube. A Natureza é realmente lindíssima!






Amanita muscaria - nome científico
Amanita mata-moscas - nome comum
O chapéu, inicialmente quase oval, mais tarde hemisférico e, na idade adulta, achatado e amplo, tem 5 a 20 cm de diâmetro. É vermelho claro a vermelho escuro, podendo também apresentar uma coloração amarelo-alaranjada, com alguma descoloração na idade adulta; sobre a cutícula assentam normalmente resíduos brancos ou amarelados do véu, que podem ser removidos. A carne é branca, podendo ser igualmente amarela ou laranja sob a cutícula, que se separa facilmente; as lâminas livres, grossas, brancas ou ligeiramente amareladas, estão muito apertadas, existindo ainda lâminas intermédias. (...)apresentando (...) um anel branco ou amarelado.
Habitat: Esta espécie frequente nasce em florestas de folha caduca e florestas de coníferas, de preferência sob bétulas ou pinheiros bravos; os corpos frutíferos surgem entre Agosto e Novembro.
Valor: Venenoso
Espécie semelhantes: Este cogumelo bem conhecido poderá ser confundido apenas com o Amanita dos Césares (A. caesarea), um cogumelo comestível e muito cobiçado, embora esta espécie tão apreciada apareça apenas em muitos locais.
Este cogumelo deve o seu nome à suposta característica de actuar como veneno para moscas quando diluído no leite, o que não é bem o caso, pois os insectos ficam apenas atordoados.
Guia dos Cogumelos, Dinalivro

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker