Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

segunda-feira, novembro 24, 2008

Várias notícias

A - Concurso para estudantes empreendedores:

1º lugar: aqus;
2º lugar: white petrol;
3º lugar: charenvi.

Parece que o ambiente vai puxando o que de melhor a imaginação humana tem!...

B - Cabo Verde nas comemorações do Planeta Terra:

O Ano Internacional do Planeta Terra, 2008, criado pela UNESCO, compreende iniciativas desde o ano passado e que se estendem até 2009, e destina-se a sensibilizar para a importância das ciências da terra.
Benoit Tessier/ Reuters
Reduzir os riscos causados por desastres naturais ou provocados pelo homem é um dos objectos da comemorações.
Cabo Verde tem a partir de quinta-feira o seu Comité para o Ano Internacional do Planeta Terra, apresentado em cerimónia na Assembleia Nacional e que teve o apoio do Comité Português.
O Comité Português foi criado no ano passado e hoje vários dos seus membros estiveram na sessão de apresentação do Comité cabo-verdiano, para ouvir o primeiro-ministro do arquipélago, José Maria Neves, pedir à população para se unir na luta pela preservação da natureza.
Fernando Andresen Guimarães, presidente da comissão nacional da UNESCO de Portugal, explicou à Lusa, na Cidade da Praia, que a ideia da iniciativa é divulgar no mundo a importância das ciências da Terra.
Responsáveis da UNESCO e cientistas, de Portugal e Cabo Verde, vão estar nos próximos três dias na Ilha do Fogo, ensinando aos jovens de Chã das Caldeiras, na cratera do vulcão, "que mundo é aquele em que vivem" e construindo modelos de vulcões, disse o embaixador.
A visita, acrescentou, terminará com a entrega de equipamentos para a escola de Chã das Caldeiras, mas hoje já foi apresentado na Praia o "Guia Turístico da Ilha do Fogo" e lançado o livro "O tempo de pedra", do professor da Universidade de Coimbra Rui Pena dos Reis.
O livro destina-se à população em geral e não a cientistas e ensina por exemplo como se mede o tempo através dos registos nas rochas.
No mesmo âmbito, Portugal ofereceu ao Comité de Cabo Verde 180 livros nas áreas da Geologia e Mineralogia e apoia a eventual criação de um parque geológico na Ilha do Fogo.
Retirado do Expresso de 15 de Outubro de 2008



C - Aditivo verde para gasóleo dá prémio internacional à FEUP:

Solução da Faculdade de Engenharia do Porto já tem empresas interessadas na sua comercialização.
Margarida Cardoso

Alírio Rodrigues e Viviana Silva, os dois investigadores autores do projecto agora premiado
Em conjunto, dois investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) procuraram uma forma de tornar o gasóleo menos poluente que a gasolina. E encontraram uma solução, através de um processo flexível de síntese de aditivos verdes para redução de emissões de partículas na combustão de gasóleo.
Foi esse trabalho, desenvolvido ao longo de vários anos no Laboratório Associado de Separação e Reacção da FEUP, que lhes deu, agora, um prémio internacional na área da investigação química, no âmbito do 'IChemE Awards for Innovation & Excellence Consulting Award for Sustainable Technology'.
O projecto-piloto, da autoria de Alírio Rodrigues, catedrático de Engenharia Química da FEUP e director do laboratório associado, e de Viviana Silva, investigadora auxiliar desta unidade, vem criar um processo sustentável de produção de aditivos verdes para gasóleo, e já está patentado.
O desenvolvimento da nova tecnologia limpa para sintetizar aditivos de gasóleo atraiu já o interesse de várias empresas, mas ainda está limitado à FEUP.
O IChemE - Institution of Chemicals Engineers, uma organização internacional fundada em 1922, tem 27 mil membros em 113 países e procura, através dos seus prémios, incentivar e reconhecer a inovação e excelência da investigação na área da engenharia química.

D - Achigã no Alqueva

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker