Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

quinta-feira, novembro 27, 2008

O plástico nos oceanos

O que os plásticos fazem aos seres marinhos, incluindo as aves, é tão impressionante que vale a pena alertar-vos para este assunto!

Tenho recebido tantos textos e imagens sobre este assunto na minha caixa de correio electrónico, que vou ter mesmo que partilhar esta informação com todos o que lêem este blog.

O Homem evolui em muitos sentidos, mas para suprir certas necessidades acabou por criar produtos que duram, são estáveis e resistentes à desintegração. São estas propriedades que fazem do plástico um dos produtos com o maior número de aplicações e utilidades ao consumidor final. Estas características fazem do plástico um amigo do Homem e um inimigo ambiental. São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fracção vem de terra firme. No Oceano Pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão; vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos. Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, ténis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos. Meu Deus! Já viram como isto é TÃO GRAVE?
Esta mancha chega a cobrir praias inteiras quando passa nas costas. O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer registou estas fotografias:

Esta tartaruga teve de crescer adaptando-se a uma argola plástica

Este albatroz morto tem no seu estômago quilos de plástico que o alimentou durante o seu tempo de vida!

Do lado direito desta imagem pode-se ver o que estava dentro do estômago da ave à esquerda.


E para piorar, essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura verdade de que o que fazemos à terra retorna à nós, seres humanos.
Fontes: The Independent, Greenpeace e Mindfully

Vale a pena ler este artigo.


E que tal começarmos todos a usar sacos de pano reutilizáveis e comprar os nossos artigos de mercearia a granel? Será uma grande ajuda e assim, não nos depararemos mais com este tipo de imagens. Não só porque é chocante, mas porque estes animais sofreram muito! Vamos pensar no Mundo que nos rodeia...
gente que escreve sobre este assunto, há quem faça cartas de incentivo ao uso de sacos reutilizáveis e há quem os comercialize (até em tamanhos grandes!).

Boas compras (sempre ecológicas!).

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker