Como é possível que as seres aquáticos consigam sobreviver a tanta poluição humana?
Caça submarina ao lixo no fundo do mar é o objectivo de um projecto de âmbito nacional que já reúne 15 escolas de mergulho portuguesas e é lançado sábado na Reserva Marinha Luiz Saldanha, no Parque Natural da Arrábida.
O ProjectMar foi criado pela Divetek, uma empresa dedicada a actividades náuticas, que por não ter conseguido angariar quaisquer subsídios está a custear este plano de recolha subaquática de resíduos, que são depois encaminhados para reciclagem.
"Contando com a construção do site e com os sacos de recolha de lixo e outros equipamentos para os mergulhadores, posso dizer que já suportámos uns largos milhares de euros", afirmou Gabriel Neves, da Divetek.
Até agora já aderiram ao projecto metade das escolas de mergulho que existem no país, mas Gabriel Neves salienta que a iniciativa está aberta a todos os mergulhadores interessados.
O objectivo é os mergulhadores andarem sempre com os sacos de recolha de lixo, ajudando a limpar o fundo dos oceanos, onde frequentemente encontram pneus, chapas de ferro, redes, sacos de plástico, embalagens de comida, garrafas e latas de bebida.
Enquanto entidade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), a Sociedade Ponte Verde (SPV) está associada a este projecto assegurando o encaminhamento de resíduos como embalagens de vidro, metal, ou madeira.
A Amarsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, disponibilizará o ecoponto no local de recolha dos lixos, procedendo posteriormente à triagem e encaminhamento para reciclagem, através da SPV.
As estimativas - da Associação Portuguesa de Conservação dos Cetáceos e da Liga para a Protecção da Natureza - indicam que todos os anos é atirada ao mar uma quantidade de lixo três vezes superior ao peixe pescado.
O ProjectMar pretende ainda sensibilizar e mudar os comportamentos: "Temos de lembrar às pessoas que o mar não é um contentor. Hoje em dia fala-se muito em questões ambientais, mas muito pouco ou quase nada tem sido feito no mar", lamentou Gabriel Neves, adiantando estar prevista também a criação de outros 'dias ProjectMar', como o de sábado na Reserva Marinha Luiz Saldanha, onde todos os mergulhadores inscritos no projecto se juntam para limpar uma zona marítima do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário