Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

quarta-feira, novembro 19, 2008

Energia nuclear

Estava eu, num dia destes, a conversar com uns amigos, quando surgiu a energia nuclear na nossa troca de opiniões. Mas afinal o que é isto e que ligação tem com o ambiente?
A energia nuclear provém das transformações efectuadas na constituição do núcleo de um átomo. As vantagens apontadas são as seguintes:

- Não há libertação de gases poluentes na atmosfera, quando o reacto nuclear opera normalmente;
- Existem jazidas de combustíveis que permitem a operação das centrais nucleares durante muitos anos;
- Tem baixo custo.

Encontrei um site na internet que refere a relação da energia nuclear com o ambiente:
Desde a descoberta da radioactividade, que os cientistas se ocupam cada vez mais a evitar acidentes ou prejuízos para a saúde , o que ocorre com alguma freqência nas fases iniciais das investigações.
A opinião pública tem plena consciência do perigo que podem representar as radiações radioactivas, mas muito pouca gente sabe que a exposição à radiação é absolutamente natural, que faz parte do nosso cotidiano, e que existem mecanismos de defesas naturais que o nosso sistema imunitário possui, mas que também tem limites.

Efeitos das Radiações

Os efeitos da radioactividade nos seres vivos manifestam-se a dois níveis:
- nível somático, cuja expressão máxima é a morte;
- nível genético, responsável pelo aumento de mutações cromossómicas, podendo originar aberrações genéticas nas gerações posteriores.



Há quem defenda que a anergia nuclear é uma energia limpa. Vejam este texto:
Estabelecendo uma simples analogia entre a energia nuclear e o urânio, verifica-se que esta energia é alimentada pelo equivalente a dois camiões carregados de urânio, barato e abundante, importado de países estáveis como o Canadá ou a Austrália.
- Emissões de gases ou ácidos: zero.
- Cinzas e poeiras tóxicas: zero.
- Desperdícios altamente radioactivos: alguns baldes.
É então talvez um pouco precipitado rejeitar a energia nuclear, justamente quando mais precisamos dela para combater o aquecimento global. As vantagens da utilização de energia nuclear em substituição dos combustíveis fósseis são impressionantes. Sabemos que a energia nuclear é segura, limpa e eficaz porque, neste momento, mais de um terço da electricidade da Europa Ocidental é gerado por 137 reactores nucleares. Ao todo, 438 reactores fornecem quase um sétimo das necessidades de electricidade a nível mundial.Os grandes receios relacionados com a energia nuclear concentram-se sobretudo na radiação. No entanto, a radiação faz parte do nosso ambiente natural e podemos viver com ela. Todos somos continuamente expostos a radioactividade natural, proveniente sobretudo das rochas e do solo. O bombardeamento de radiação aumenta em 10% quando dormimos ao lado de outro ser humano.
Porquê tanto medo? Afinal, se a energia nuclear fosse tão perigosa como se crê, não estaria a França, que tem 59 reactores que fornecem 78% da energia gasta pelo país, gravemente poluída e sem hipótese de salvação? Mas não é esse o caso; muito pelo contrário. O campeão mundial da energia nuclear vive em segurança e a sua saúde é uma das melhores do Mundo. Bruno Comby, um cientista nuclear que fundou a organização Ambientalistas Pela Energia Nuclear, com 6000 apoiantes, afirma que a energia nuclear barata utilizada pela França reduziu a poluição de dióxido de carbono de origem industrial em cerca de 90%. A energia nuclear é muito mais limpa e segura do que os combustíveis fósseis – e também a mais barata, segundo um estudo recente da Comissão Europeia. A menos que deixemos de nos preocupar com riscos estatísticos ínfimos - ainda que reais - e nos concentremos na protecção do planeta onde vivemos, as nossas perspectivas são más. Neste mundo eléctrico, a energia nuclear é a nossa única esperança.



Na minha opinião, como em tudo há vantagens e desvantagens: temos apenas que pesar tudo na balança e pensar no que é mais importante!




Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker