Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

quarta-feira, setembro 17, 2008

A importância da vegetação autóctone

A mata que envolve o CEA é constituída por diversos tipos de bosques autóctones (carvalhais e amiais-salgueirais) e matagais pré-florestais (orlas espinhosas e louriçais). Porque são estas espécies tão importantes e porque se devem manter e cuidar?

Porque formam o principal suporte da biodiversidade de fauna e flora deste espaço, são mais resistentes aos fogos do que as matas exóticas (pinheiro bravo e eucalipto) e do que os matos (de giestas e urzes), protegem os espaços que ocupam contra a invasão por espécies vegetais exóticas, contribuem para a formação de solos profundos e com grande fundo de fertilidade, protegem os solos contra os fenómenos erosivos e aumentam consideravelmente a capacidade de retenção de água ao nível do solo.



Quercus robur JVicente

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker