Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

quinta-feira, julho 31, 2008

Resumo das actividades feitas até agora desde a última que escrevi

Com a ausência da máquina fotográfica e as milhentas actividades que temos feito no CEA, nem houve muito tempo para falar sobre elas. Mas hoje é o dia! Ora, por onde vamos começar? Pelo início. E aí vem a lista e as conclusões respectivas das crianças.


O Miguel e o Diogo tiveram de fazer uma cápsula do tempo. Esta irá ser procurada daqui a um ano e desenterrada. Vamos ver quem o irá fazer!


A Joana e a Catarina tiveram de fazer uma coreografia. Ainda não está terminada. A apresentação está marcada para a semana, pois ainda faltam as fatiotas. E vai haver dança no CEA!

Todos os dias, as crianças ajudam-nos a alimentar os peixes. Ouvi dizer que depois destas acções no CEA, eles chegam a casa e tratam os aquários como nunca trataram e os peixes sobrevivem!

Houve mais um texto sobre mim e a Borboleta da Couve. Sim senhor. Estes meninos têm uma imaginação...

As pedras tornaram-se minhas amigas. Porquê? Porque foram "tatuadas" com palavras amigas da Natureza.

Os meninos iniciaram os colares de gelo: faltam os fios e a diversão final!

Enquanto isso, fizeram-se brincadeiras científicas no laboratório - as folhas e os cabelos foram as personagens principais!


Registos fotográficos? Vamos ver na nossa arca fotográfica o que ficou:




Para o lanche? Pinc, poinc, poinc - PIPOCAS!

Conclusões escritas pelos participantes:

Nome da actividade: rega do composto e mexê-lo
Data: várias
Participantes: Catarina, Daniela, Joana e Raquel
A rega do composto, consiste em:
1º Passo: calçar as luvas, pegar no regador para podermos regar.
2º Passo: pegar na pá e mexer o composto ao mesmo tempo que regamos.
A compostagem e um conjunto de técnicas usadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de ter no menor tempo possível um material estável, rico em húmus (matéria orgânica resultante da decomposição de animais e plantas mortas ou sub produtos) e nutrientes (elemento ou composto químico obrigatório para o metabolismo conjunto de transformações - de um organismo vivo.) minerais


Nome da actividade: criar uma pedra amiga do topas
D ata: 31-07-2008
Participantes: Miguel e Diogo Batista
Aprendemos que existem vários tipos de quartzo, o Diogo aprendeu que as plantas realizam a fotossíntese.
As nossas palavras foram:
- Sol e água
-Carpa e agrião
O Diogo escolheu o sol porque é amigo das plantas e ajuda a fazer a fotossíntese e escolheu a agua porque e o habitat do Topas.
O Miguel escolheu a carpa porque serve de alimento para o Topas e escolheu o agrião porque serve de refúgio de predadores naturais.


Nome da actividade: Cápsula do tempo
D ata: 31-07-2008
Participantes: Miguel e Diogo Batista
Com esta actividade concluímos que as cápsulas do tempo são boas para nos trazerem a memoria algumas recordações de anos anteriores. Ao fazer a cápsula do tempo tivemos de ir a internet pesquisar algumas notícias que estão a fazer de capa nos nossos jornais e algumas medidas preventivas tomadas para o bem do nosso pais, mas nem sempre é esse o resultado final.


Nome da actividade: pipocas
D ata: 31-07-2008
Participantes: Joana, Catarina, Miguel e Diogo
Nos sabemos que já existem muitos tipos e marcas de pipocas.
Já há pipocas próprias para cozinhar no microondas para os mais preguiçosos, mas para as pessoas que gostam de cozinhar só precisam dos ingredientes e bom apetite.

Receita:
5 Colheres de (sopa) óleo
Cobrir o fundo do tacho com milho por fim espalhar açúcar por cima das pipocas, ponha numa taça e sirva ainda mornas, são deliciosas.


Nome da actividade: colocação dos papa-beatas
D ata: 29-07-2008
Participantes: Catarina, Joana e Raquel
Papa-beatas tem uma função, muito simples mas que nos ajuda muito com a matéria ambiental. O papa-beatas serve para os fumadores, em vez de atirarem as beatas para o chão colocam dentro dos mesmos, para termos um ambiente limpo e mais saudável.


Nome da actividade: replantação do manjerico
Data: 29-07-2008
Participantes: Joana, Raquel e Catarina
Manjerico: o manjerico faz parte de uma tradição portuguesa e muito respeitado na cidade de Lisboa ate tem um feriado que lhe e dedicado que e no dia 13 de Junho, e feriado municipal. As festas de S. António começam logo no dia 12.
Todos os anos a cidade organiza as marchas populares, grande desfile alegórico que desce a Avenida da Liberdade. Muitas vezes os rapazes oferecem um manjerico a namorada ao qual equivale a um pedido de casamento.
O nosso manjerico estava a começar a murchar porque algumas pessoas cheiraram o manjerico com o nariz e então para isso não de voltar a repetir nos decidimos plantar esse mesmo manjerico no jardim. Canteiro das margaridas


Nome da actividade: origamis
Data: 28-07-2008
Participantes: Joana, Daniela e Catarina
Nos sabemos que um origami e uma arte japonesa de dobrar papel. A palavra “origami”, vem do chinês ori (dobrar) kami (papel) ao juntar as 2 palavras a pronuncia fica ”origami” geralmente todos começam por um quadrado e nunca se deve usar tesouras, cola, etc, ou seja e tudo manual.


Nome da actividade: bonecos da hora do conto
D ata: 28-07-2008
Participantes: Catarina, Joana e Daniela
Os bonecos da hora do conto são feitos a base de Cartão reciclado tintas paciência e muita diversão a mistura foi um trabalho muito engraçado e difícil.
As personagens da hora do conto são um pato, um sapo, peixes, nuvens, um amor-perfeito, uma orquídea, uma rosa branca, uma gota de água.
Tudo isso foi feito para criarmos uma hora para o espaço do conto.
O tema da hora do conto é os ecossistemas ribeirinhos.


Nome da actividade: rola comum / ninho
D ata: 28-07-2008
Participantes: Catarina, Joana e Daniela
A rola comum tem de comprimento cerca de 26-28 cm e de envergadura tem cerca de 47-53cm para de peso ter cerca de 130-180g.
Também pode ser chamada Rola, Rola Brava. O seu nome cientifico é Streptopelia turtur.
E membro da família Columbidae, que tem animais como rolas , rolinhas, pombas e pombos.
São um tipo de ave migratória que se desloca para locais no paleartico sul, como por exemplo para a Turquia e o norte de África.
Ninho:
O ninho normalmente e feito a base de ramos finos, muitas vezes e feito pela fêmea no topo das arvores ou arbustos altos, podendo também ser feito na vegetação, em locais tais como numa orla (linha que separa o mar da terra) ou em árvores isoladas.
FIM



*********************

Recebemos a visita da Família Moura: houve tempo para a colheita de hortelã, ver insectos à lupa e para conhecer melhor o ecossistemas ribeirinhos. Martinha, não te esqueças do acordo que fizeste com a Raquel: tens de ir mais vezes ao teu quintal e tocar e cheirar a Natureza!

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker