Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

quinta-feira, julho 24, 2008

O Bicho Pau



Ontem, enquanto almoçavamos nas nossas mesas de piquenique (às quais nós simpaticamente apelidamos de cogumelos piquenique!), encontramos uma espécie nunca por nós aqui vista: o bicho pau (Phiblossoma phyllinum).


Estive a ler um pouco sobre este insecto e descobri que ele tem esta aparência como estratégia de sobrevivência, pois trata-se de camuflagem pura. O Bicho-pau é muito parecido com galhos de árvores, tanto na forma quanto na cor.
Pelos vistos, permanece completamente paralisado por horas. As pernas ficam esticadas, as da frente encobrindo a cabeça e as antenas. É preciso ser muito observador para identificá-lo no meio dos galhos secos. Mas este estava mesmo em cima duma das nossas mesas.
Os ovos destes insectos são muito parecidos com sementes. Lançados ao acaso no solo pelas fêmeas, sem nenhuma protecção especial, eles podem ficar mais de um ano inactivos, antes de eclodir. Quando se tornam adultos chegam a atingir 22cm de comprimento, sendo considerado o insecto mais longo do mundo e os machos diferenciam-se das fêmeas por serem menores, mais finos e possuírem pequenas asas que lhe permitem realizar pequenos vôos.




Este moveu-se muito rápido, pois deve ter ficado assustado com os meus amiguinhos.


Estou surpreendido!

1 comentário:

Unknown disse...

aida ele nao esplicou eu qeuro saber aonde ele mora

 
eXTReMe Tracker