Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

segunda-feira, junho 23, 2008

Véspera de S. João




Neste dia de S. João
Vou com a Tupilde passear
Vamos ver o fogo de artifício
E passar a noite a bailar

De manjerico nas patas
E de alho porro em haste
Uma quadra vou fazer
E saber que sempre me amaste

Tupilde meu amor
Vamos para o S. João martelar
Depois da sardinha a assar
Um manjerico te vou dar

Com o alho porro na mão
Vamos os dois para o S. João
Como não podemos ir para o mar
Fiquemos juntinhos no jardim a namorar

(originais de Felisbela Silva, Liliana Azevedo e Raquel Perdigão)

O que é o manjerico?
Nome científico: Ocimum minimum L.
Planta de caule pubescente, finamente estriado, quadrado, ramoso, verde-claro; folhas ovadas, verde-claras, com cheiro intenso (quando tocadas); flor em fascículos, aromáticas.
Ornamental e aromático. Proveniente da Índia e aí usado nos rituais sagrados.

O manjericão é diferente do manjerico: Ocimum basilicum; é usado na culinária como tempero. Tem as folhas mais compridas e mais largas do que as do manjerico.
(alfadega, basilico, manjerico-de-folha-grande, manjerico-de-folha-larga)

Um óptimo S. João para todos!

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker