Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

quinta-feira, maio 29, 2008

Olá, boa tarde! Eu sou o Topas e este é o Jornal da Tarde.



Como notícia de abertura, escolhemos a mostra ao público da antiga válvula que está, a partir de hoje, em exposição no Centro de Educação Ambiental da Águas do Douro e Paiva. Conseguimos apurar, junto de Raquel Perdigão, que «esta válvula trata-se de uma VÁLVULA DE CUNHA DE SECCIONAMENTO da marca ALBA, com mais ou menos 60 anos de idade. É feita de ferro fundido; era usada antigamente nas condutas que distribuíam a água no concelho do Porto para facilitar a operação do sistema e minimizar os inconvenientes de eventuais interrupções do abastecimento; tem uma roda dentada (desmultiplica a força aplicada para abrir ou fechar a válvula) e de 750 mm de diâmetro.
Agora são usadas válvulas de borboleta que são mais fáceis de usar e podem ser de aço inox, aço vasado, bronze ou ferro nodular

Liliana Azevedo explicou-nos para que servem estas válvulas: «As válvulas de seccionamento devem ser instaladas de forma a facilitar a operação do sistema e minimizar os inconvenientes de eventuais interrupções do abastecimento.
Devem ser devidamente protegidas e facilmente manobráveis e localizar-se, nomeadamente:
a) Nos ramais de ligação;
b) Junto de elementos acessórios ou instalações complementares que possam ter de ser colocados fora de serviço;
c) Ao longo da rede de distribuição, de forma a permitir isolar áreas com um máximo de 500 habitantes;
d) Ao longo de condutas da rede de distribuição mas sem serviço de percurso, com espaçamentos não superiores a 1000 m;
e) Nos cruzamentos principais, em número de três;
f) Nos entroncamentos principais, em número de duas








No fim da reportagem, as monitoras fizeram questão de agradecer aos colegas da empresa: Belmiro Rodrigues, Eusébio Matos, Firmino Neves, Helder Paiva, José Cardoso, José António Coelho, José Matos e Pedro Sá e Sousa, por toda a ajuda na concretização de mais um objectivo do CEA!

Este é o nosso Mundo, mesmo aqui à porta! Até uma próxima edição.

NOTAS DE RODAPÉ SEMPRE A PASSAR NA ZONA INFERIOR DO ÉCRAN DO JORNAL DA TARDE:


RECADOS: Topas, os teu filhos queixaram-se que hoje lhes mandaste pão com doce de morango, quando eles te pediram especificamente pão com tulicreme! A tua Tupilde, Rio Paiva; Josefina, volta! 'Tás aperdoada! Felismino, Porto; AMBIENTE E TECNOLOGIA: Válvula de cunha de seccionamento com 60 anos em exposição no Centro de Educação Ambiental da Águas do Douro e Paiva; O artista Habacuc deixou um cão morrer à fome durante uma exposição. Os defensores dos direitos do animais já lançaram uma petição online para que o artista seja banido da Bienal Centroamericana Honduras 2008.

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker