Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

terça-feira, abril 22, 2008

Ecoturismo, para conhecer sem "estragar" a Terra!

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Terra, o Dia Mundial do Ecoturismo e o Dia Nacional do Património Geológico.

E há tanta gente que decide presentear e partilhar estas comemorações...
É o Google e são os amigos que enviam email's:


O que é a Terra?
A Terra é o quinto maior planeta do nosso sistema e o terceiro planeta a partir do Sol.


Do que se fala quando se referem a património geológico?
Geologia é a ciência natural que, através das ciências exactas e básicas (Matemática, Física e Química) e de todas as suas ferramentas, investiga o meio natural do planeta, interagindo inclusive com a Biologia em vários aspectos. Geologia e Biologia são as ciências naturais que permitem conhecer o nosso habitat e, por conseqüência, agir de modo responsável nas actividades humanas de ocupar, utilizar e controlar os materiais e os fenómenos naturais. Embora tenha permanecido distante dos conhecimentos gerais da população no Brasil, a Geologia tem um papel marcante e decisivo na qualidade da ocupação e aproveitamento dos recursos naturais, que compreendem desde os solos onde se planta e se constrói, até aos recursos energéticos e matérias primas industriais. O desconhecimento quantitativo e qualitativo da dinâmica terrestre tem resultado em prejuízos muitas vezes irreparáveis para a Natureza em geral e para a espécie humana em particular. Hoje, já se sabe muito mais sobre o funcionamento do Planeta do que há 30 anos atrás. Este progresso no conhecimento deve ser divulgado e assimilado, sendo a compreensão do ciclo natural terrestre fundamental para a valorização das relações entre o ser humano e a Natureza e para a adopção de uma postura mais crítica e mais consciente frente aos mecanismos de desenvolvimento da sociedade. Podemos definir Geologia como a ciência cujo objecto de estudo é a Terra: a sua origem, os seus materiais, as suas transformações e a sua história. Estas transformações produzem materiais ou fenómenos naturais com influência directa ou indirecta nas nossas vidas. É preciso saber aproveitar adequadamente as características da Natureza, bem como prever e conviver com os fenómenos catastróficos que são sinais da dinâmica do Planeta.
Os objetivos da geologia podem ser sintetizados da seguinte forma:
- Estudo das características do interior e da superfície da Terra, em várias escalas;
- Compreensão dos processos físicos, químicos e físico-químicos que levaram o Planeta a ser tal como o observamos;
- Definição da maneira adequada (não destrutiva) de utilizar os materiais e fenómenos geológicos como fonte de matéria prima e energia para melhoria da qualidade de vida da sociedade;
- Resolução de problemas ambientas causados anteriormente e estabelecimento de critérios para evitar danos futuros ao meio ambiente, nas várias atividades humanas;
- Valorização da relação entre o ser humano e a Natureza.

Aqui fica um registo do Património Geológico Português.


O que é o Ecoturismo?
É o turismo em localidades que além de terem um potencial enorme ecológico são repletas também de património local. É um turismo que tem em consideração a protecção e a valorização do património natural.


No fundo, a mensagem de hoje consiste numa única frase: os humanos podem usufruir da Natureza no seu melhor, se nela "andarem" e "fizerem" tudo sem a prejudicar!
Ao contrário do que dizem os comboios: pouca terra pouca terra, uh uh!

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker