Um fim de semana cheio de acontecimentos importantes
21 de Março:
Dia Mundial da Floresta, Dia da Árvore, Equinócio da Primavera, Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e Dia Mundial da Poesia
22 de Março:
Dia Mundial da Água
24 de Março:
Dia Mundial da Meteorologia
Eu decidi passar todo o fim de semana a comer amêndoas bem docinhas e muito coloridas, mas não podia esquecer estes dias e muito menos deixar de os referir aqui no meu blog! A meu ver estes dias festivos (efemérides) são apenas uma chamada de atenção para alguns problemas ou para temas que precisam de ser discutidos. Não que tenhamos apenas de pensar na água, na meteorologia, na poesia, na existência de diferentes raças, na Primavera, nas árvores e nas florestas apenas nestes dias. Nada disso! As instituições governamentais ou não aproveitam estes dias sim, para "iluminar os cérebros" que se esquecem destas "coisas" tão importantes para nós! Vamos começar pelo início?
O que são florestas? Encontrei esta definição na internet:
«Florestas são áreas com alta densidade de árvores. Segundo alguns dados as florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. As florestas são vitais para a vida do ser humano, devido a muitos fatores principalmente de ordem climática. As florestas podem ser de formação natural ou artificial:
Uma floresta de formação natural é o habitat de muitas espécies de animais e plantas, e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas. Além disso, a floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação e melhora a qualidade de vida.» Porque melhora tanto a nossa sáude e favorece o nosso bem-estar? Por causa da fotossíntese.
E a nossa prima Vera veio de férias! Sempre colorida, sempre bem disposta. Cheia de alegria. A chuva, este ano, decidiu seguir as suas pisadas e tem vindo a acompanhá-la nestes dias. Nada que não se recomponha, certo? O problema no meio disto tudo são sempre os humanos poluidores! Enquanto a poluição continuar, não mais existirão as 4 estações; agora existem 2! VAMOS MUDAR DE ATITUDE!
Há quem alie a física e a arte às diferentes estações do ano. Ora leiam este artigo. Há quem festeje o aparecimento dos primeiros raios solares deste dia. Há quem escreva sobre rituais primaveris cheios de significado:
«Eostre é um festival do fogo e da fertilidade, que celebra o retorno triunfal do Sol e da fertilidade da Terra.É com a primavera que também renascem nossos corações e nossos espíritos vibram em harmonia com as forças da vida.É quando nossas mentes se tornam um terreno fértil para a sabedoria e nossos ouvidos sensíveis às palavras que alento que se encontram no vento. É quando podemos nos sentir completos e eternos.Este é um dia especial para se honrar a juventude, a alegria de viver e a música. Na terra a renovação se faz, envolvendo-nos de vida e esperança.É tempo de plantar e celebrar os primeiros vestígios da fertilidade da Terra e do renascimento do Sol. É época de cantar e dançar em torno das fogueiras, ornadas com grinaldas de flores na cabeça, comunhando com a terra e a primavera. É tempo de honrarmos a Deusa Eostre!Segundo a Lenda, Eostre encontrou um pássaro ferido na neve. Para ajudar o animalzinho transformou-o em uma lebre, mas a transformação não processou-se completamente e o coelho permaneceu com a habilidade de colocar ovos. Como agradecimento por ter salvo sua vida, a lebre decorou os ovos e levou-os como presente para a Deusa Eostre. A Deusa maravilhou-se com a criatividade do presente e, quis então, compartilhar sua alegria com todas as crianças do mundo. Criou-se assim, a tradição de se ofertar ovos decorados na Páscoa, costume vigente em nossos dias actuais.»
E a poesia aliada ao ambiente pode ficar assim:
Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.
De que serviu tecer flores
pelas areias do chão,
se havia gente dormindo sobre o própro coração?
E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando áqueles que não se levantarão...
Tu és a folha de outono voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade- a melhor parte de mim.
Certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...
Cecília Meireles
O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.
Carlos Drummond de Andrade
Quero apenas cinco coisas.
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando.
Pablo Neruda
E porque existem tantas raças e tão diferentes? Porque a diferença nos enriquece. Porque não seria bom sermos todos "toupeiras", nem todos com as orelhas grandes, nem todos a gostarmos das mesmas músicas, ... O mundo é decerto mais rico porque somos todos diferentes. É como diz o slogan: "todos diferentes, todos iguais".
Festejar a água: que ideia melhor do que esta pode haver? Diariamente, os promotores deste evento escrevem sobre o mesmo. Gostava de lá ir. Portugal vai ser também protagonista desta exposição.
(do Jornal Público de hoje)
Os mais idosos costumam chamar ao boletim meteorológico "o mentiroso". Pois, porque nem sempre "acertam" na realidade. Mas alguém saberá o futuro? E estão na televisão a ajudar-nos a saber que roupa usar amanhã e ainda mais: o guarda-chuva fica ou vai? E eles andam aí!
Sabendo que hoje vai chover durante quase todo o dia (pelo menos em Lever), com alguns raios de Sol à espreita, com este post quisemos ser diferentes. Podemos ser acusados de não "festejar" convenientemente o Dia Mundial da Água e o Dia da Floresta, mas não fazem todas as instituições e grupos ambientais um dia especial cheio de actividades? Como poderiam ser diferentes estes dias para nós, se aqui no CEA festejamos a Natureza todos os dias?
Sem comentários:
Enviar um comentário