Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Os dinossáurios perdidos no CEA

Olá crianças!

Ficou perdido aqui no CEA um pequeno ser roxo com ar de dinossáurio (ou dinossauro?). Decidi pesquisar um pouco sobre estes extintos animais.


Na Serra de Aire deixaram-nos pegadas, e, dizem os paleontólogos, que os dinossáurios divergiram dos seus antepassados arcossauros há aproximadamente 230 milhões de anos durante o período Triássico (20 milhões de anos depois do evento de extinção Permo-Triássica que apagou aproximadamente 95 % de toda a vida na Terra). A datação de fósseis do primeiro género de dinossauro conhecido, o Eoraptor estabelece a sua presença no registo de fóssil de 235 milhões de anos. Os paleontólogos acreditam que o Eoraptor se parece com o antepassado comum de todos os dinossauros; se isto for verdadeiro, os seus traços sugerem que os primeiros dinossauros fossem predadores pequenos, provavelmente bípedes. A descoberta de ornitodiros primitivos em camadas de rochas triássicas da Argentina apoia esta visão; a análise de fósseis recuperados sugere que esses animais fossem predadores pequenos.
As poucas primeiras linhas de dinossauros primitivos diversificados rapidamente pelo resto do período Triássico; as espécies de dinossauro rapidamente desenvolveram as características especializadas e a variedade de tamanhos. Durante o período da predominância dos dinossauros, que abrangeu os seguintes períodos Jurássico e Cretáceo, pode-se dizer que cada animal conhecido da terra era maior do que 1 metro de comprimento.

O Evento K-T, que ocorreu há aproximadamente 65 milhões de anos no fim do período Cretáceo, causou a extinção de todos os dinossauros excepto a linhagem que já tinha dado a origem aos primeiros pássaros. Outras espécie diapsídeos relacionadas aos dinossauros também sobreviveram ao evento.
Há quem os queira e quem recrie histórias inteiras sobre famílias com animais de estimação "esquisitos" (eram outros os tempos!).

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker