Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Não foi uma pomba, nem um envelope com selo, mas a carta cá chegou!

Olá, TOPAS…
Já visitamos o teu blog e vimos lá as fotografias da nossa visita. Estamos muito engraçados. Muito obrigado pelas novas informações que nos deste acerca da água e dos animais.
Como tínhamos combinado aqui estão algumas fotos do nosso Projecto de Sala: “Vamos Salvar o Planeta Terra”.

Projecto de Sala dos 4/5 Anos
“Vamos Salvar o Planeta Terra”
O Projecto de Sala surgiu, no início do ano, da necessidade e interesse das crianças em construir instrumentos musicais com materiais reciclados.
Numa sexta-feira, Dia da Música (estipulado pelas crianças para diferenciar os dias da semana) a Educadora dialogou com as crianças sobre o que era a música, o que a música fazia sentir e relacionado com este tema contou uma história sobre a música na época primitiva. Nessa época os instrumentos musicais eram construídos com materiais marinhos (a pele dos animais, das conchas, entre outras). Depois de questionar as crianças acerca dos instrumentos musicais, nos dias de hoje, elas próprias afirmaram que estes podiam ser construídos através de materiais reciclados. A partir daqui a Educadora aproveitou o interesse das crianças para questioná-las acerca desse assunto: “O que são materiais reciclados?”, “Podemos aproveitá-los? Como?”, “Existem diferentes materiais?”, “Onde se colocam esses materiais?”. Desta forma, a curiosidade das crianças desenrolou-se a volta da reciclagem e da poluição do meio ambiente.
Segundo as crianças os instrumentos musicais poderiam ser construídos através de materiais reciclados. Assim, a Educadora pediu às crianças para pesquisarem em casa com os pais sobre a reciclagem e os materiais reciclados. Nos dias seguintes as crianças trouxeram diferentes pesquisas sobre a reciclagem e a sua importância.
Assim sendo, surgiu por parte das crianças o interesse em saber mais sobre este tema e o que poderiam fazer para ajudar o Planeta Terra. Depois de toda a informação recolhida fez-se uma selecção do que era mais importante para elas, sobre o que elas já sabiam e que gostavam de saber.
Desta forma, foi realizada uma chuva de ideias onde foram traçadas as principais linhas do trabalho de projecto de sala a desenvolver sempre com base nas curiosidades e interesses das crianças. Esta chuva de ideias foi realizada em grande grupo e as crianças decidiram que para poderem diferenciar o que já sabiam do que queriam saber utilizariam diferentes cores. Por isso, escolheram a cor roxa para o que queremos saber e a cor vermelha para o que sabemos. Quando terminaram a chuva de ideias as crianças quiseram colocá-la na Área das Construções.

Desta forma, foi lançado o trabalho de projecto de sala que segundo as crianças que teria como título: “Vamos Salvar o Planeta Terra”.
A primeira coisa a fazer, segundo o interesse das crianças, era arranjar um ecoponto para a nossa sala, que tinha de ser em cartão com as divisórias e as cores do ecoponto. E numa das parte tinha de ter a identificação do que se pretende lá por.
O ecoponto foi a primeira coisa a ser construída, a nível do projecto de sala, porque as crianças começaram a trazer materiais recicláveis de casa e tinham de ser colocados num sítio próprio. Segundo a opinião delas, o ecoponto deveria de ficar na Área da Casinha “para ser igual ao que tem em casa”. Além disso, as crianças queriam construir coisas com os esses materiais no seu dia-a-dia, tais como, instrumentos musicais.
Em seguida realizaram o registo desta aprendizagem, como se pode verificar na imagem que se segue:
Um aspecto importante a salientar é que o projecto de sala tem uma grande participação e ajuda dos pais da sala dos 4/5 anos, não só nas pesquisas que realizaram com os seus filhos, bem como, quando as crianças pediam materiais recicláveis para porem no ecoponto da sala. Um das intenções das crianças é envolver os próprios pais no projecto de sala.
Com as informações das pesquisas que trouxeram de casa as crianças distinguiram materiais recicláveis de materiais não recicláveis, adquirindo a noção da palavra reutilizar. Além disso, também, conseguiram distinguir lixo doméstico do lixo que se pode ou não reutilizar.
Tal como foi referido em cima um dos interesses das crianças era construir instrumentos musicais com materiais reciclados. Segundo elas com os pacotes dos iogurtes podia-se fazer umas maracas e com o garrafão da água um tambor e planificaram que poderíamos construir os instrumentos à sexta-feira por ser o Dia da Música. trabalhos e fotosComo um dos objectivos das crianças é preservar o meio ambiente e reutilizar os materiais recicláveis, todos os trabalhos realizados, tais como, no dia de S. Martinho o cartucho das castanhas foi feito com rolos de cozinha, a árvore de Natal da sala tinha de ser em cartão, a prenda para o dia dos avós foi feita com cartão e jornal.
Ainda relacionado com o ecoponto e segundo o interesse das crianças levei para a sala um tirar foto->jogo de memória sobre a reciclagem e as diferentes cores do ecoponto. Também a Estagiária do 3º Ano construiu um jogo de estafeta em que as crianças, em pequenos grupos, tinham de colocar os diferentes materiais nas respectivas cores do ecoponto.
Aproveitando o interesse das crianças pelo tema contei a história: “O Luizinho Salva o Rio” com fantoches. Através desta história as crianças questionaram-se a cerca dos diferentes tipos de poluição e o que era uma ETAR.
A partir desta dúvida das crianças realizamos uma visita a ETA de Lever. Nesta visita as crianças conheceram o Topas e o Gotas. Com o Topas aprenderam o significado e a importância de uma ETA e ETAR e o seu funcionamento. Com o Gotas o novo ciclo da água e que devemos poupar a água. Além disso, as crianças realizaram experiências com água e aprenderam que as propriedades da água e a elasticidade da água que se chama tensão superficial.
Para esclarecer algumas dúvidas realizamos uma pesquisa no Colégio sobre medidas a tomar para preservar o meio ambiente. Depois desta pesquisa registamos os diferentes tipos de poluição e a que mais despertou curiosidade, por parte das crianças, foi a poluição da água. Por isso, realizamos duas experiências com a água. Uma onde as crianças puderam identificar os materiais que flutuavam e os que não flutuavam e outra em que elas puderam observar como se pode filtrar a sujidade da água para que esta se torne potável.
Durante a história: “O Luizinho Salva o Rio” as crianças questionaram-se a cerca do Ciclo da Água - Experiência da Condensação. Por isso, através da evaporação da água numa panela ficaram a percebe como acontece o ciclo da água e a sua evaporação no meio ambiente, ou seja, o sol aquece a água dos rios e dos mares depois desta acção a água fica num estado de vapor que acaba por subir para a atmosfera para formar as nuvens.
Aproveitando este interesse por parte das crianças à acerca do Ciclo da Água contei duas histórias e registos: “A Gota Gotinha” e a “Gota de Água que Precisava de Tomar Banho”. Com estas histórias as crianças conseguiram identificar os diferentes momentos do Ciclo da Água, da sua importância, que não podemos poluí-la e que temos de poupá-la.
Com este tema foi possível realizar uma visita ao Pavilhão da Água a pedido das crianças. Através desta visita as crianças ficaram a conhecer a importância e a força da água e algumas das suas características. Tal como Teresa Vasconcelos afirma: “Regressadas à sala, as crianças registam (…)” e depois de realizar a visita as crianças registaram o que observaram.
No Dia das Histórias uma das crianças levou para a sala a história: “A Ilha Azul” que falava sobre uma ilha rodeada de um mar bonito, com água límpida e uma praia de areia branca e um pequenino porto de pesca. Nessa ilha existiam pessoas que pescavam corais em condições ilegais, bem como, as tartarugas. Daí surgiu o diálogo com as crianças sobre as espécies ameaçadas, ou seja, os Animais em Vias de Extinção. Através deste diálogo que despertou a curiosidade das crianças para as espécies ameaçadas e para o conhecimento dos países, continente e oceanos em que essas espécies habitam, ou seja, o Planeta Terra.
Desta forma, através de um globo e de um Atlas que levei para a sala as crianças identificaram e registaram (com a Estagiária do 3º Ano) os diferentes países, continentes e oceanos existentes no Planeta Terra.
De novo realizamos uma pesquisa na internet e nos livros acerca dos “Animais em Vias de Extinção” e descobrimos mais a cerca deste tema. Em seguida, a Estagiária do 3º Ano apresentou uns slides onde as crianças conseguiam identificar os Animais em Vias de Extinção de cada país e o seu respectivo continente. Com esta descoberta elas quiseram construir um globo onde fosse possível identificar os diferentes continentes, países e oceanos e os respectivos Animais em Vias de Extinção.
Relacionado com este tema, uma das crianças levou para a sala, no Dia das Histórias, um livro chamado: “A Minha Primeira Volta ao Mundo”. Neste livro as crianças puderam identificar as principais características e a importância dos diferentes países, como por exemplo, “Na América do Sul, o Brasil, que ocupa cerca de metade do continente, inclui a maior floresta do mundo a selva amazónica”.(1)
Como houve uma grande curiosidade por parte das crianças, acerca deste livro, quiseram registar essas imagens e colocá-las junto do Globo com ao Animais em Vias de Extinção.
(1)- In AMEN, Sophie, “A Minha Primeira Volta ao Mundo – O Atlas dos 5 aos 8 Anos”, Bertrand Editora
Indo de encontro aos interesses e necessidades das crianças realizamos um intercâmbio com a sala dos 5 anos. O Projecto de Sala dos 5 anos é sobre a China e o Panda Gigante é uma Animal em Vias de Extinção neste país. Por isso, enviamos uma carta a pedir que viessem à nossa sala contar “A Lenda do Panda Gigante”. Segundo esta lenda o Panda Gigante era originalmente branco e vestiram-se de negro para o funeral de umas pastoras que os tentou salvar. Em sinal de desgostos começaram a chorar e as suas lágrimas caíram sobre a cor preta do luto e mancharam a sua pelagem.

Este animal, bem como os outros animais, encontram-se em vias de extinção porque o Homem caça os animais de forma ilegal para usar o seu pelo, penas e pele para fazer casacos e outros objectos. Além disso, existe uma reprodução entre filhos, os seus habitats estão a ser destruídos pelo homem e até a alimentação (as folhas das árvores, a água) de certos animais torna-se escassa.
Através deste intercâmbio e da pesquisa que realizaram as crianças conseguiram identificar e perceber que isto está acontecer com os animais devido atitude do Homem com o Planeta Terra. Segundo elas temos de proteger estes animais mudar atitude das pessoas.
Durante este tema surgiu em diálogo, em grande grupo, as seguintes questões: “Porque é que existe diferentes estações do ano?” e uma das crianças respondeu: “Porque quando de um lado da terra da sol nesse continente é Verão e no outro continente é Inverno” e assim, suscitou uma dúvida. Aproveitando este interesse das crianças realizamos uma visita a sala de informática onde pesquisamos sobre este tema. Através desta pesquisa as crianças compreenderam que a Terra gira a volta do Sol e que por isso existem diferentes estações do ano. Também questionaram-se: “Porque é que as Estações do Ano estão trocadas?” e quiseram pesquisar na internet onde puderam visualizar que devido às mudanças climáticas, provocadas pela poluição na atmosfera, faz com que haja uma alteração do clima e até mesmo provoque o aquecimento da terra e prejudique o habitat dos Animais em Vias de Extinção. A este aquecimento é chamado de Efeito de Estufa que cada mais está a influenciar e abrir o Buraco de Ozono que prejudica a vida das pessoas e dos próprios animais da Terra.
Relacionado com este tema realizei um registo com as crianças das diferentes estações do ano e levei para a sala um instrumento onde elas puderam visualizar a rotação da Terra. Para reaproveitar os materiais que se encontram no ecoponto e preservar o meio ambiente as crianças querem construir uma Fábrica do Ambiente. Com esta fábrica as crianças pretendem construir novos objectos com os materiais recicláveis. Segundo elas a fábrica vai ser construída na Área da Plástica. As paredes desta área vão ser revestidas com as cores e os materiais do ecoponto. Esses materiais irão ser colocado na parede com se fosse uma moldura e no meio as crianças querem pintar da cor respectiva do ecoponto e colocar os materiais que construíram entre outros trabalhos que realizem na sala. Um dos objectivos das crianças com a fábrica do ambiente é que os pais possam vir a sala construir com elas novos objectos com materiais recicláveis.
Com este objectos que as crianças vão construir elas tem a intenção de os venderem para angariar dinheiro e mais tarde poderem apadrinhar um Animal em Vias de Extinção do Jardim Zoológico de Lisboa.


E não é que eu aprendi coisas novas?

Muito obrigado pelo testemunho, continuem a escrever-me e que este projecto seja o início de belos seres humanos e de um melhor Ambiente!

Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker