Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

sexta-feira, julho 31, 2009

Para acabar a semana porque amanhã e depois o CEA vai estar cheio de outras pessoas

Piqueniques, projecções, caminhadas, dedos ensanguentados, correrias, caminhadas pela mata, identificação biológica de alguma vegetação por aqui presente, perfis, pouco vento, muito calor, céu azul, partilha, sorrisos, chá de camomila, pizzas no forno solar, novas descobertas, músicas à escolha do freguês, meditação, escolhas e sempre, sempre, muito amor e muita amizade!



Apresentação2

quinta-feira, julho 30, 2009

Dia de tanta coisa que nem consigo enumerá-las!

Fica apenas o registo fotográfico:

quarta-feira, julho 29, 2009

Dia de...

Estudo e diversão!
Que sortudas são estas crianças por terem uma mãe tão presente e tão estudiosa com eles.

E por aqui vai-se fazendo exercício físico, sempre com muita diversão à mistura!

terça-feira, julho 28, 2009

Calma...

Hoje foi um dia bem calmo. Será a "ressaca" da festa de ontem?

A festa nocturna de Lever - Santiago

Preparamos um grande caldeirão. Dentro colocamos muitas doses de amigos, alguns sorrisos, gargalhadas q.b., minutos de espera, emoção aos quilos, 5 fatias de doces tradicionais, 3 flores da festa, 2 vinis autografados, 1 poster musical, 2 litros de dança, muitos carrinhos de choque (a gosto), 30 fichas laranjas e 30 fichas cor de rosa, 1 corredor do susto, muitos gritos para emulsionar e muita alegria.





Barragens e passagem de Salmões

Foram criados modelos computorizados que melhoram ou permitem a passagem dos salmões nas barragens. Ora leiam aqui (podem ler num português mal traduzido aqui). Em Portugal, mais precisamente mesmo aqui ao lado, na Barragem de Crestuma/Lever, fazia jeito às minhas amigas enguias!

segunda-feira, julho 27, 2009

E o "Dia de..." renasceu

Lembram-se?

Hoje foi assim:



Fim de Semana no CEA - Lever em festa!

Foi um fim de semana de festa aqui em Lever.
Todos os meus amiguinhos estiveram presentes e eu, felizmente, tive a oportunidade de os fotografar. Ora vejam:



sexta-feira, julho 24, 2009

Monitoras unidas, jamais serão vencidas!

E com os antioxidantes que nos foram oferecidos pelo Sr. Salvador, mais força terão!

DSCN9262

DSCN9291

As hastes do veado vaidoso

Era uma vez um veado que tinha em grande apreço as suas hastes recortadas, que lhe davam à cabeça um ar de majestade.
Quando ia dessedentar-se no lago, tanto bebia como se mirava.
— Que gloriosos chifres os meus! Nenhum animal de cornos os tem tão formosos.
Em contrapartida, as patas delgadinhas desgostavam-no. Debruçado para a água, comparava-as com a volumosa e artística cornadura, e dizia:
— As minhas pernas estão desproporcionadas com os extremos do meu corpo. Não fossem elas assim tão estreitas e eu seria o mais elegante dos animais.
Nisto, o veado ouviu, não longe, o uivo de trompas de caça. Ele sabia o que aquela música significava. Fugiu.
Caçadores a cavalo perseguiram-no. Corriam os cavalos a galope e corria o veado, com quantas pernas tinha.
Ágeis, as pernas, no arremesso do medo, saltavam barrancos, venciam precipícios, quase voavam. O veado só pedia que o vigor das pernas não o abandonasse.
Mas, num túnel de ramos, os galhos do veado embaraçaram-se nos troncos e suspenderam--lhe a corrida. Já se aproximavam os cavaleiros. Os belos chifres estavam a deitá-lo a perder.
Sentindo-se perdido, o veado deu um sacão ao corpo e metade de um chifre, que estava preso, partiu-se. Deixá-lo. O veado livrou-se.
As pernas retomaram a fogosa carreira da salvação e o veado conseguiu escapar dos caçadores.
Já livre de perigo, o veado pôs-se a pensar no que lhe sucedera. As pernas, que ele há pouco desprezava, tinham-no salvo. As hastes da sua vaidade por pouco que não o atraiçoavam.



António Torrado
www.historiadodia.pt

Congresso WSPA # Associação Animais de Rua

A Associação Animais de Rua juntamente com a WSPA organizaram um workshop cujo tema se centrava nas várias técnicas usadas em cirurgia e sobre CED (Capturar-Esterilizar-Devolver). Decorreu aqui no CEA no âmbito da Campanha "CEA - um espaço disponível para todos", pois a Águas do Douro e Paiva disponibiliza os espaços interior e exterior ao Centro de Educação Ambiental, para as instituições interessadas no desenvolvimento de actividades diversas de índole ambiental e em afinidade com a Missão da AdDP.



Associação Animais de Rua:

A Associação Animais de Rua nasceu pouco a pouco, quase sem que déssemos por isso. Em 2005, um grupo de amigos juntou-se com o objectivo de angariar fundos para esterilizar uma colónia de gatos de rua que vivia em condições muito precárias na cidade do Porto. Conseguiram-se os fundos e todos os gatos da colónia foram esterilizados e desparasitados. A diferença na qualidade de vida daqueles animais, antes magros e feridos por causa das lutas territoriais e ninhadas sucessivas, e agora bem-nutridos e de pêlo brilhante, fez-nos desejar poder melhorar dessa forma as vidas de mais animais de rua. Conhecíamos cada vez mais casos de ninhadas afogadas ou enterradas vivas, de crias a morrer atropeladas ou vítimas de doença e, por isso, decidimos criar um grupo de trabalho para esterilização de animais de rua ou carenciados.
Idealmente, a Associação Animais de Rua não deveria existir. Num mundo ideal, todos os animais de companhia teriam direito a viver num lar, protegidos das condições climatéricas adversas e dos perigos da rua. Mas, como sabemos que no nosso país estamos ainda, infelizmente, muito longe de conseguir esse objectivo último, a Associação Animais de Rua foi criada para tentar minorar o sofrimento dos animais de rua e não permitir que continuem a gerar mais vidas sem abrigo, destinadas a sofrer, sem acesso a alimentação nem a cuidados de saúde. O nosso trabalho é paralelo e complementar ao trabalho das associações de protecção animal que acolhem e encaminham para adopção animais abandonados.
A Associação Animais de Rua não tem espaço próprio e, portanto, não pode acolher animais errantes. O nosso trabalho consiste no apoio à captura e esterilização de animais de rua, que são posteriormente libertados no seu meio.




WSPA:

WSPA’s vision is of a world where animal welfare matters, and animal cruelty ends.
WSPA has been promoting animal welfare for more than 25 years. Our work is concentrated in regions of the world where few, if any, measures exist to protect animals.
WSPA’s work is focused on four priority animal welfare areas:
Companion animals – responsible pet ownership, humane stray management and cruelty prevention.
Commercial exploitation of wildlife – intensive farming and the cruel management and killing of wild animals for food or by-products.
Farm animals – intensive farming, long distance transport and slaughter of animals for food.
Disaster management – providing care to animals suffering as a result of man-made or natural disasters, and thereby protecting people’s livelihoods.
Our mission: to build a global animal welfare movement. With consultative status at the United Nations and the Council of Europe, WSPA is the world‘s largest alliance of animal welfare societies.
We are proud to coordinate this growing network, with more than 900 member organisations in over 150 countries.
WSPA brings together people and organisations throughout the world to challenge global animal welfare issues.
WSPA has
13 offices and hundreds of thousands of supporters worldwide.
Realising our aims
Politically, we have campaigned to convince governments and key decision makers to change practices and introduce new laws to protect or improve the welfare of animals.
With generous donations from our supporters, WSPA has helped people set up new animal welfare groups, enabling local communities globally to help drive improvements in animal welfare.
Understanding that human ignorance is a major factor in the continuation of animal cruelty, WSPA’s education programmes facilitate a positive change in people’s attitudes towards animals.
Our field and disaster management teams provide direct help to animals that have been abandoned, neglected or caught up in natural or man-made disasters all over the globe.





quinta-feira, julho 23, 2009

Foi mais um dia

Mas aqui os dias são sempre diferentes.

Diria que pelo comportamento dos meus amigos a Lua estaria cheia! Mas não! Nem a Lua Nova acalmou os corações apaixonados destas crianças:

quarta-feira, julho 22, 2009

Cabelos e peixes?

Será que se misturam?
Perfeitamente! É só pensar em penteados floridos e em jogos em que as personagens principais são os peixes. Entre as brincadeiras do costume, estas são novas e alegram com novos sons pintados a um arco-íris por aqui criado.

terça-feira, julho 21, 2009

A descoberta dos caminhos pedonais...

...por dois dos nossos voluntários.

Optei por colocar aqui apenas as fotografias, pois o pequeno filme que fizeram teria de ser BASTANTE editado. Devo-vos dizer que com voluntários assim, o CEA vai longe, muito longe.



Afinal, a alegria das crianças e dos adolescentes é contagiante!

* Parabéns! *

Ninguém fez anos.
Mas houve conquistas e por isso velas foram acesas e fez-se a festa.



É o trabalho que se mistura com a vida pessoal.
É a amizade destas crianças pelas monitoras do CEA.
É a felicidade em se estar vivo.
Às escondidas um bolo de chocolate foi iluminado com fogo.

Pois a Raquel agradece a amizade e a amabilidade de todos... e é assim que a vida deve ser!

Um obrigado também à Senhora Carla Rocha pela presença e pela disponibilidade tão amável que teve neste dia e em todos os outros.

Ofertas

Olhem que desenho tão perfeito. Foi o meu amigo Carlos que ofereceu:

Hoje estiveram cá tantos amigos...

...que eu não sabia para onde me virar!
Os percursos pedonais foram percorridos tantas vezes que eu espero não terem ficado gastos!




Pura diversão!

segunda-feira, julho 20, 2009

Gratidão

Só porque sim.
E como nos são gratos? Pela presença vezes sem conta no CEA e pelas ofertas que nos fazem: framboesas, "porta-lápis/papéis e pisa papéis" e minerais coloridos à mão.
Que mais podemos querer?

Que dia preenchido!

Hoje tive vários amigos comigo no CEA: a brincar, a cantar, a dançar, a pintar, a desenhar, a voluntariar, a estudar, a cortar, a plastificar e a divertirem-se!





Foi um encontro de amigos que eu não via há muito tempo e outros que estão aqui diariamente...
É bom... muito bom ter amigos assim...

Mais um fim de semana

Este foi o segundo e tornou-se internacional!
E é graças a todos que o CEA tem o sucesso que tem. Agradeço a todos a alegria que nos trazem.
Vejam como foi:

sexta-feira, julho 17, 2009

E os meus amigos voltam todos os dias...

... com muitas ideias novas e muitas surpresas:

D. Florinda

Tem setenta anos a D. Florinda.
E num dia de cada mês há correspondência na sua caixa de correio.
— Vem na hora certa — diz a D. Florinda, sorrindo para o gato que anda sempre atrás dela.
D. Florinda veste roupa nova, penteia melhor o cabelo ralo, branco e curto. Calça os sapatos de pano e borracha, fecha a porta com muito cuidado, e mete a chave num saco bastante coçado.
Truc, truc, truc... lá vai ela muito direita. Lá vai ela a caminho do banco.
Quando entra, entrega a carta ao empregado, e diz baixinho:
— É a minha reforma!
Recebe o dinheiro e, truc, truc, truc..., lá vai ela muito direita.
Lá vai ela a caminho da livraria do Zé.
Depois de entrar percorre as estantes com o olhar.
Demora-se, indecisa na escolha.
E acaba por descobrir o livro, que paga e manda embrulhar.
Outra vez na rua, truc, truc, truc..., lá vai ela a caminho da casa onde mora o Rodrigo, o seu neto.
Toca à campainha, aparece o Rodrigo, e ela estende o embrulho e diz:
— É para ti, rapaz. Mais um livro para a tua biblioteca!


António Mota
Segredos
Porto, Desabrochar Editorial, 1996



__________________________________________





Exmos. Senhores,

Nesta época dominada pela tecnologia, os meios audiovisuais têm exercido sobre os jovens um fascínio tal, que a reflexão e a leitura são frequentemente relegadas para um plano muito secundário. As diversões falam mais alto do que o sentido de responsabilidade, com sérios prejuízos para o futuro destes mesmos jovens, cuja ausência de referências éticas os torna presas fáceis de uma sociedade materialista, em que não se olha a meios para se atingir determinados fins. Nestes tempos tão apressados, em que as pessoas vivem dominadas pela luta pela sobrevivência, os valores da infância do coração, da justiça e da tolerância têm sido substituídos por um materialismo crescente, que não olha a meios para atingir os seus fins.
Neste contexto de aridez, o Clube de Contadores de Histórias da Escola Secundária Daniel Faria, Baltar, concelho de Paredes, distrito do Porto, tem tomado a iniciativa de enviar semanalmente por e-mail a todas as escolas de Portugal uma pequena história cujo tema convide à reflexão. Em virtude do interesse manifestado pelas mais diversas pessoas, decidiu o referido Clube tornar o seu projecto extensivo a outros sectores da sociedade, algumas instituições vocacionadas para o apoio à comunidade, às comunidades portuguesas dispersas pelo mundo, bem como aos países de língua portuguesa e demais pessoas eventualmente interessadas. Convicto de que essas mesmas histórias, lidas em família, poderão contribuir para o estreitamento de laços afectivos e para a transmissão de valores fundamentais para a formação do carácter dos mais jovens, o referido clube propõe-se enviar, todas as semanas, por e-mail, uma pequena história, a fim de que o maior núm ero de pessoas venha a beneficiar com a sua leitura.
Agradece-se, por isso, o reencaminhamento das mesmas e o envio, se possível, de opiniões sobre o projecto.



Certos do vosso melhor acolhimento


O Clube de Contadores de Histórias
Biblioteca da Escola Secundária Daniel Faria - Baltar

quinta-feira, julho 16, 2009

Grilos...

...unidos, jamais serão vencidos.



Cozinhar com o sol num dia que não há sol, não dá bom resultado culinário. O que vale é a boa disposição destes meninos!

Arco-íris mágico

Foram uns verdadeiros cientistas!

quarta-feira, julho 15, 2009

Ondas arco-íris passaram pelo CEA

Acho que este foi o início de uma bela amizade.
Vieram de uma localidade bem perto de Lever e estiveram a tentar proteger a minha casa através de um jogo. Querem ver como foi?

Ciclo da água matinal

Foi uma verdadeira animação! Apanhamos o autocarro para a terra da água. Mas não estará a água em todo o lado?

terça-feira, julho 14, 2009

As "coisas" misturam-se



Esta acção de educação ambiental é a prova que as diferentes idades são misturáveis. E não é que fica uma bela mistura?

Os nossos novos voluntários



Muito obrigado, meninas pela ajuda que nos prestaram!

A 3ª idade de ontem

Ora, o dia de hoje foi dedicado à 3ª idade!

Agradecemos ao Sr. "Marcelino" o comentário que deixou no livro de honra do CEA.

Adoramos conhecer-vos!






segunda-feira, julho 13, 2009

O CEA aberto ao público ao fim de semana

Quero agradecer a todos os meus amigos de longa data e aos que eu conheci este Sábado e Domingo, por me terem visitado nos primeiro e segundo dia de abertura do CEA ao fim de semana! Muito, muito obrigado!



A colónia de férias para as crianças de Lever

Haveria tanto para dizer destes três dias que foram da semana passada, mas que valeram por todos os dias que irão passar a seguir. Afinal, foi tão marcante quanto uma colónia de uma ou duas semanas. Todas as crianças (ou pré-adolescentes como eles gostavam de ser chamados) foram especias. Cada um com o seu jeito ou característica especial: uns sabiam cozinhar, outros dançar. Havia ainda os que tinham a língua acelarada, os que eram mais caladinhos, os que melhoraram ao longo dos dias e os que pareciam eléctricos. Eles (e nós claro!) gostaram tanto que decidiram voltar para o CEA. Para visitar as monitoras Palmira e Raquel e a amiga "secreta" Liliana e para se reverem. Pois o CEA tornou-se o ponto de encontro destes meus novos amigos. E voltem... voltem sempre que vos apetecer!















terça-feira, julho 07, 2009

Brad Pitt, a solidariedade e a fama

A Fundação "Make it right" do actor Brad Pitt tem trabalhado para dar lares a quem foi "despejado" em Nova Orleães. Lembram-se do Katrina? Pois os moradores, infelizmente, também!

A ecologia está em todo o lado!

Repto a Nazaré Araújo Lima

Cara Nazaré Araújo Lima, recebemos o seu pedido de socorro via comentário no blog, mas não temos como a contactar. Deixe-nos, por favor um email para a podermos ajudar.

Estive a fazer uma pesquisa na internet para saber onde se localizava este parque e de que consistia.
Então, O Parque Ecológico do Município de Belém (PEMB) foi criado pela Lei Municipal 7.539/91 e fica localizado entre os conjuntos habitacionais Presidente Médici e Bela Vista. Com uma área de aproximadamente 44,06 há, - o equivalente a 115 campos de futebol – o Parque Ecológico se divide entre os bairros de Val-de-Cans e Marambaia. O parque é cortado em toda sua extensão pelo canal de São Joaquim e abriga o igarapé do Burrinho.
A Secretaria de Meio Ambiente já dispõe de recursos do Ministério do Meio Ambiente, através do Programa de Ecoturismo para a Amazônia Legal (Proecotur) para preservar essa área verde e disponibilizá-la à população belenense enquanto um espaço para educação ambiental, visitação, pesquisa e cultura.
Com a infra-estrutura física instalada a Semma implementará o plano de manejo do Parque Ecológico, possibilitando a abertura à comunidade de Belém, aumentando a área verde por habitante, criando mais um espaço de lazer à população.


Consegui saber, por notícias na internet que "Obra sem licença coloca em risco Parque Ecológico de Belém":
A ampliação da Avenida Independência, em Belém, pode causar severos danos ambientais ao Parque Ecológico do Município de Belém (PEMB), de acordo com recomendação do Ministério Público Estadual do Pará (MPE) enviada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma).Segundo o autor da recomendação, o promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo de Meio Ambiente do MPE Raimundo de Jesus Coelho Moraes, existem graves irregularidades no procedimento de licenciamento ambiental. A principal delas é o fato de que os documentos apresentados pela Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos à Semma para a concessão da licença não terem relação com a obra."Entre as irregularidades, destacam-se o descompasso dos documentos com a realidade ambiental do lugar, chegando mesmo a detectarem-se referências à "manguezais" e à "salinidade do solo"; a apresentação de mapas com informações inverídicas, indicando a localização do Parque ecológico em local diverso daquele disposto na Lei Municipal de sua criação; apresentação de CD Room com "projeto geométrico da Rodovia Arthur Bernardes" (sic), portanto de outra região da cidade, sem qualquer relação com a obra em execução".Entre outras irregularidades, o MPE também destaca o fato de que a Licença de Instalação (LI) foi concedida antes da Licença Prévia e que a Semma dispensou, sem nenhum motivo, a realização de Estudos de Impacto Ambiental. O Ministério Público recomenda a imediata suspensão e cancelamento da LI, a revisão do procedimento administrativo a exigência de Estudos de Impacto Ambiental.O Parque Ecológico do Município de Belém possui uma área de 44 hectares entre os conjuntos habitacionais Bela Vista e Presidente Médici, na capital paraense. Segundo a recomendação, existem vários indícios de que as obras afeitariam diretamente espécies da fauna e da flora do parque.

Entretanto, neste blog, consegui ver que Nazaré Araújo Lima, tenta angariar ajuda para resolver este problema tão grave. Polícias a evitar que as pessoas consigam fazer algo pelo bem ambiental do local? Fale com a televisão, com os jornais, com as associações ambientais locais e nacionais, com os responáveis pelo parque. Como os portugueses costumam dizer: COLOQUE A BOCA NO TROMBONE! As pessoas que só pensam em dinheiro têm que saber que isso não os alimenta, não lhes dá oxigénio para respirarem, não lhes dá paz e muito menos espaço para viver! E muito importante, O MUNDO É DE TODOS!

Enquanto isso, há pessoas a agir. Ora veja:
"MPE recomenda suspensão e cancelamento de obra no Parque Ambiental de Belém"
Por: Assessoria de Imprensa
O Ministério Público do Estado (MPE) expediu recomendação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), na pessoa do Secretário Municipal José Carlos Lima, solicitando medidas de preservação do Parque Ecológico do Município de Belém (Pamb). O 1º Promotor de Justiça de Meio Ambiente de Belém, Benedito Wilson Corrêa de Sá, o Promotor de Justiça Raimundo de Jesus Coelho Moraes, coordenador do Núcleo de Meio Ambiente do Ministério Público do Pará e a Promotora de Justiça Fábia de Melo-Fournier, designada para atuar perante o Juizado Especial contra Crimes do Meio Ambiente, assinam o documento.
Segundo os Promotores de Justiça da capital, uma das graves irregularidades consiste no fato da SEMMA ter aceitado documentos incapazes de possibilitar a instrução e fundamentação da tomada de decisão pelo órgão ambiental, posto que apresentam diversas irregularidades dentre as quais destacam-se: o descompasso dos documentos com a realidade ambiental do lugar, chegando mesmo a detectarem-se referências à “manguezais” e à “salinidade do solo”; a apresentação de mapas com informações inverídicas, indicando a localização do Parque ecológico em local diverso daquele disposto na Lei Municipal de sua criação, conforme anexo constante da presente Recomendação; apresentação de CD com “projeto geométrico da Rodovia Arthur Bernardes” (sic), portanto de outra região da cidade, sem qualquer relação com a obra em execução.
Observou-se também que existem fortes indícios de que as obras estão afetando diretamente uma Unidade de Conservação Integral protegida por lei – o Parque Ecológico de Belém -, pondo em risco espécies da fauna e da flora, além de que o “procedimento de licenciamento” não observou os princípios da publicidade, da transparência, da informação e da participação cidadã, não havendo qualquer publicação referente ao pedido da licença ambiental ou mesmo à entrega dos documentos retirando qualquer chance ou oportunidade de realização de audiências públicas.
Por esses motivos, o MPE recomenda à Semma a imediata suspensão e cancelamento da licença de instalação concedida à Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos, com imediata revisão do Procedimento Administrativo que a subsidiou a fim de adequá-lo à legislação e a fim de que sejam exigidos os Estudos de Impacto Ambientais cabíveis, com especial respeito ao parque Ecológico de Belém. Recomenda também a fiscalização e o monitoramento do cumprimento dessas determinações, diligenciando para permitir a responsabilização administrativa, civil e penal sendo publicada a medida adotada, bem como as penalidades pelo eventual descumprimento, para dar conhecimento público aos interessados e, assim, facilitar o controle social da medida.
A Semma tem 10 dias, a contar da publicação desta recomendação, para informar ao Ministério Público do Estado a respeito das providências e medidas tomadas para cumprir as orientações apresentadas. No caso de não atendimento, sem justificativa, a Secretaria pode ser responsabilizada e medidas judiciais civis e criminais poderão ser ajuizadas, como a propositura de ação civil pública por improbidade administrativa, motivado pelo ilícito de retardar ou deixar de praticar ato de ofício.


Continue a lutar!

Solidariedade ecológica e colorida do CEA

A nossa campanha de Solidariedade "verde" tem dado muitos "frutos".



Já encaixotamos cachecóis e gorros. Pelo menos os corações da Senhora Mitó (Maria Atónia Aguiar Tavares) e do seu Marido (Carlos Tavares), batem em uníssono com os nossos!



Aqui no CEA, estamos muito felizes por saber que há almas solidárias espalhadas pelo Mundo e que 2 delas moram em Lever.

segunda-feira, julho 06, 2009

Novos amigos

Cheios de energia e dotes culinários.

Estivemos à "caça" de limonete e carqueja para podermos "matar" a sede e a fome.




Quando voltam?
Quero voltar a fazer coisas giras convosco.
Para a próxima fazemos uma caminhada pela nossa mata: vão ver a aventura inesquecível!
Até lá.

 
eXTReMe Tracker