Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

sexta-feira, agosto 29, 2008

À procura de Miguel

Afinal quem é o Miguel?

SOBREIROS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS!

E há campanhas que valem mesmo a pena...

quinta-feira, agosto 28, 2008

Último dia do curso de compostagem

E eu a pensar que já era uma toupeirinha velha de mais para aprender!

O símbolo que se vê numa das fotografias (FSC -100%), presente nas plataformas de madeira usadas na construção dos compostores, refere-se à origem das mesmas - os produtos marcados com esta etiqueta são originários de florestas certificadas como estando conforme as regras ambientais e sociais do Concelho de Protecção das Florestas.

Enquanto falam ali de compostagem aqui fala-se de aimais ameaçados pelo Planeta

Aqui podem ver uma lista de espécies de animais em vias de extinção.

quarta-feira, agosto 27, 2008

Separação de resíduos

Opiniões são opiniões - a verdade é que enquanto as pessoas não forem bem esclarecidas tudo ficará difícil. E enquanto não se souber que é realmente útil a separação correcta dos resíduos e que daí advêm benefícios reais para o ambiente, poucas pessoas o farão! Leiam isto:

Tenho, na minha casa da Alemanha, uma catrefada de caixotes do lixo diferentes mas não me perguntem para o que cada um deles é. Papel, vidro e embalagens, ainda chego lá, mas a coisa complica-se quando se trata de lixo biológico, lixos grandes, lixo normal, lixo do jardim, lixo metálico, lixo electrónico grande, lixo electrónico pequeno, e assim por diante. Ainda há uns tempos, com uns collants rasgados na mão, pasmei para os caixotes interrogando-me: onde diabo ponho esta porcaria? Sendo meias de vidro, quase estive, ironicamente, para as colocar no vidrão. Ora, bolas, é que me chateia ter constantemente de perguntar (ou verificar num complexo manual) onde colocar as coisas, como me chateia ainda mais a ideia de que existe uma espécie de “Pide do lixo” que fiscaliza os meus hábitos domésticos e me penaliza se erro. Sim, é que mesmo com os salários elevados que lá se pagam o Estado digna-se a remunerar alguém para remexer no meu lixo! Bem sei que para pagar esta tarefa contribuo – eu e todos os outros residentes – monetariamente com uma taxa anual fixa, mais uma variável por quilo de espécie de lixo (o biológico é o mais barato, o resto é sempre a subir). Inspeccionam contentores, avaliam sacos de plástico e ditam sentenças conforme os casos. Uma verdadeira maluqueira! O lobby Verde é, na Alemanha, poderosíssimo e hipnotiza a opinião pública sedenta de regras. Toda a gente sabe que a separação manual do lixo tem os dias contados e que dará lugar à automática, mas os Verdes continuam a achar que é fundamental – e só a expressão já me assusta – “educar” o povo. Tão preocupados que estão com o ambiente, os alemães deixam de pensar com lucidez. Separam fundalisticamente o lixo para no fim do processo, a grande parte das vezes, este vir a ser novamente unido e queimado em conjunto. Patrocinam uma indústria poluente de saquinhos de plástico e contentores coloridos para o acondicionar, uma outra de reciclagem de embalagens de que já existem indícios de ser mais poluente do que se tal não existisse: lavar, tratar, limpar embalagens gasta quantidades exorbitantes de recursos preciosos como água, suja enormemente o ambiente, polui-o ainda mais. Isto já para não falar do que se refere ao parque automóvel, que insistem em não deixar chegar até ao fim da vida útil, alegando que não possuem filtros nem mais não sei o quê, esquecendo-se de que produzi-los implicam muitíssimos mais custos ambientais e financeiros.
Bem sei que estou a falar da Alemanha, mas preocupa-me que o nosso país, sempre a reboque da Europa, corra o risco de para lá caminhar. É que, quando acabam os benefícios reais para o ambiente para passarem a prevalecer os valores ideológicos, passo a discordar das políticas ambientais: reciclar, sim, é bom até certo ponto. A partir daí deixa de ser um benefício fundamental para o ambiente para passar a ser apenas um valor ideológico tantas vezes ao serviço de poderosos interesses económicos.

Ácido contaminou afluente do Douro que atravessa Gaia

Nos jornais de ontem e hoje a notícia de capa foi a contaminação de cerca de sete quilómetros de linhas de água em Gaia, causada pelo derrame de ácido clorídrico.

As minhas amigas bogas e enguias foram as mais sacrificadas. Os erros humanos têm sempre consequências nos pobres animais que nem se conseguem defender e na própria Mãe Natureza!

É triste, mas real.

Fica um alerta para que os responsáveis pela limpeza sejam instruidos para lidar correctamente com este tipo de acidentes.

Começaram os cursos dedicados à Jardinagem!

Meus amigos,

aproveitem estas Formações de Jardinagem que estão a decorrer no CEA. Vá lá! Começaram hoje e são inteiramente gratuitas! Aproveitem para pôr as mãos na terra e sentir o cheirinho bom da Natureza!

Marquem nas vossas agendas:






Apanhados!

O 2º e último dia de Ciência Viva no Verão deste ano

Tantos amigos que estiveram cá ontem!
Mais uma vez, de avental vestido, cozinhamos na nossa cozinha improvisada um delicioso manjar, não dos Deuses, mas nosso!
(um bem haja à Maria Alberta e à Maria do Carmo pela preciosa ajuda na lavagem do material)

Nota mental: acelerar o ritmo laboral, porque as férias já terminaram e o diário na internet está a ser um diário no dia seguinte!

Vejam como foi:


Que venha um Ciência Viva no Verão em 2009 com tanto sucesso como o deste ano!

terça-feira, agosto 26, 2008

Regresso ao trabalho

Foi ontem.


Começou em grande e assim continuará. Muito se fez por aqui na minha ausência.

As aulas de ioga continuaram - cheias de sucesso - e os nossos pequenos amiguinhos continuaram a fazer das suas. Além disso, tivemos alguns visitantes especiais. Ora vejam:





Ontem foi o nosso primeiro dia no Ciência Viva no Verão. Uma estreia muito positiva.



Valente Bernardo, um beijinho especial para ti e já sabes que só com magia é que se consegue sobreviver!

sexta-feira, agosto 08, 2008

Família Topas, Tupilde e crias de toupeira em férias a partir de amanhã

Meus amigos,




As toupeiras também precisam de um descanso. Por essa razão, eu, a Tupilde e os nossos filhotes vamos de férias durante 2 semaninhas!


Não se esqueçam da diversão e da boa disposição.




E já agora, vão respirando o ar puro que vos rodeia na praia ou no campo para voltarem cheios de energia no dia 25 de Agosto. Já sabem que a partir desse dia começa a Ciência Viva no Verão, os cursos de Jardinagem e as colónias de férias! Até lá, aproveitem as aulas de ioga e SEJAM FELIZES!


quinta-feira, agosto 07, 2008

Margem do Rio Douro a montante da Barragem de Crestuma-Lever - Projecto Rios

Ontem recebemos a primeira família a participar no Projecto Rios - Família Lima. Os 3 visitantes que tanto gostamos! Posso dizer que foi uma aventura repleta de sol, água, plantas, peixes e tudo o que uma margem ribeirinha pode ter. Ainda não chegamos a todas as conclusões, até porque ainda tem de ser feita mais uma saída de campo.




 
eXTReMe Tracker