Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

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sexta-feira, maio 30, 2008

Mail Day, Mail Day!

A Professora Maria de Lurdes Rocha enviou-nos o Jornal da Turma 1A da Escola EB1/JI de Painçais «Entre Amigos». E eu sou amigo deles!
Querem ver? Ora cliquem aqui.

Muito obrigado amigos!

ANÚNCIO: mais uma exposição permanente no CEA

CONVITE

Caros amigos,

Convido-vos a visitarem a exposição das maquetas que representam em três dimensões o que é agora o Centro de Educação Ambiental e a antiga Vivenda, intitulada «CEA - do Passado ao Presente com Rumo ao Futuro».
Está patente na sala polivalente do CEA todos os dias, das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 18:00, de Segunda-feira a Sexta-feira.



quinta-feira, maio 29, 2008

Olá, boa tarde! Eu sou o Topas e este é o Jornal da Tarde.



Como notícia de abertura, escolhemos a mostra ao público da antiga válvula que está, a partir de hoje, em exposição no Centro de Educação Ambiental da Águas do Douro e Paiva. Conseguimos apurar, junto de Raquel Perdigão, que «esta válvula trata-se de uma VÁLVULA DE CUNHA DE SECCIONAMENTO da marca ALBA, com mais ou menos 60 anos de idade. É feita de ferro fundido; era usada antigamente nas condutas que distribuíam a água no concelho do Porto para facilitar a operação do sistema e minimizar os inconvenientes de eventuais interrupções do abastecimento; tem uma roda dentada (desmultiplica a força aplicada para abrir ou fechar a válvula) e de 750 mm de diâmetro.
Agora são usadas válvulas de borboleta que são mais fáceis de usar e podem ser de aço inox, aço vasado, bronze ou ferro nodular

Liliana Azevedo explicou-nos para que servem estas válvulas: «As válvulas de seccionamento devem ser instaladas de forma a facilitar a operação do sistema e minimizar os inconvenientes de eventuais interrupções do abastecimento.
Devem ser devidamente protegidas e facilmente manobráveis e localizar-se, nomeadamente:
a) Nos ramais de ligação;
b) Junto de elementos acessórios ou instalações complementares que possam ter de ser colocados fora de serviço;
c) Ao longo da rede de distribuição, de forma a permitir isolar áreas com um máximo de 500 habitantes;
d) Ao longo de condutas da rede de distribuição mas sem serviço de percurso, com espaçamentos não superiores a 1000 m;
e) Nos cruzamentos principais, em número de três;
f) Nos entroncamentos principais, em número de duas








No fim da reportagem, as monitoras fizeram questão de agradecer aos colegas da empresa: Belmiro Rodrigues, Eusébio Matos, Firmino Neves, Helder Paiva, José Cardoso, José António Coelho, José Matos e Pedro Sá e Sousa, por toda a ajuda na concretização de mais um objectivo do CEA!

Este é o nosso Mundo, mesmo aqui à porta! Até uma próxima edição.

NOTAS DE RODAPÉ SEMPRE A PASSAR NA ZONA INFERIOR DO ÉCRAN DO JORNAL DA TARDE:


RECADOS: Topas, os teu filhos queixaram-se que hoje lhes mandaste pão com doce de morango, quando eles te pediram especificamente pão com tulicreme! A tua Tupilde, Rio Paiva; Josefina, volta! 'Tás aperdoada! Felismino, Porto; AMBIENTE E TECNOLOGIA: Válvula de cunha de seccionamento com 60 anos em exposição no Centro de Educação Ambiental da Águas do Douro e Paiva; O artista Habacuc deixou um cão morrer à fome durante uma exposição. Os defensores dos direitos do animais já lançaram uma petição online para que o artista seja banido da Bienal Centroamericana Honduras 2008.

Achados num baú

Olhem o que encontrei no "baú":



O CEA recebeu um convite



APRESENTAÇÃO:
"Recriamos um momento histórico da vida do nosso Rei Fundador. A história passa-se no Castelo de Guimarães, ainda o Rei era criança.
Vamos contar-vos como a sua irreverência marcou a nossa História.
Terá Portugal nascido de um conflito entre mãe e filho?
A resposta está na nossa peça. Estão todos convidados para «a verdadeira, a autêntica, a mais que provada, a vivida e representada, história da batalha de S. Mamede».

Alunos da turma 1A e Professores Maria de Lurdes Dantas da Rocha, Andreia Alves Gomes, Delfim Flávio Moreira de Oliveira e Noel Ricardo Rodrigues Gonçalves.

E claro que eu e as meninas vamos fazer tudo por tudo para lá estarmos presentes!
Muito obrigado pelo convite!

Todos precisamos de energia para viver

Como poupar energia em casa? Ora leiam este documento.

Aqui, no Centro de Educação Ambiental, todos tentam dar o seu melhor! Uma das muitas que se fazem é fornecer energia renovável ao monitor do computador fixo da recepção. Aproveita-se a energia eólica e solar em vez de se usar energia eléctrica!



Além disso, as toalhas do CEA são sequinhas ao Sol! Se a Natureza nos dá tantos recursos, porque não os podemos aproveitar?


Na Estação de Tratamento da Água para consumo humano, situada em Lever, também se trabalha de forma a poupar energia. A amável Engª. Ana Costa explicou-nos que a ETA de Lever e as Estações Elevatórias param na hora de ponta. O que é isto? Neste momento como estamos no horário de Verão, a hora de ponta é considerada das 09:15 às 12:15. De qualquer forma, mesmo com a ETA e as Estações Elevatórias paradas, o consumo da água nas vossas casas não fica comprometido!

E que tal pouparmos todos em nossas casas o máximo que pudermos? Além de a factura eléctrica não ser tão elevada o Ambiente agradece.

quarta-feira, maio 28, 2008

O castelo das minhas origens esteve cá!

Foi um número cheio de sorte: 13 crianças no CEA, vindos directos de Castelo de Paiva. Pelos vistos, a raposa e o guarda-rios mandaram-me cumprimentos. E para os dois também!
Bom, mas estes pequenos vieram ser cientistas: é verdade! Tímidos no início, mas cheios de energia e alegria quando viram e experimentaram o laboratório. Querem ver como foi?



Nunca mais me esquecerei da Ana Leonor, da Anabela, da Ana Paiva, do Armando, do Flávio, do Bruno, do Ricardo, da Jessica, da Joana, do Victor e da Catarina. Sim, porque eu não tenho memória de peixe, tenho memória de Toupeira!

Até sempre!

terça-feira, maio 27, 2008

Arrifana - existem tantas, mas esta é de Santa Maria da Feira

Arrifana no CEA. Como foi?
Foi uma manhã e tarde preenchidas de perguntas, respostas e ecossistemas ribeirinhos. Comigo, com as monitoras Liliana e Raquel, com os ruivacos, carpas, enguia, vegetação ripícola, aranhas, cobras, borboletas, lupa e microscópio! Foi assim:




P.S.- não se esqueçam das "lava-bundas"!

Mail Day, Mail Day!

E eu gosto tanto de receber correio!
Aqui está mais uma carta dos meus amiguinhos:

Olá Raquel e Liliana,
somos os alunos da escola E.B.1/J.I. de Alheiras e queremos agradecer a simpatia e atenção que tiveram para connosco durante a visita de estudo que realizámos ao vosso centro educativo. Foi uma visita muito divertida! Aprendemos muitas coisas novas que nos fizeram pensar como é importante proteger o ambiente.
Se virem o Topas dêem-lhe um abraço e agradeçam-lhe o copinho mágico... 1, 2, 3 Topas! É realmente mágico, topas...?
Beijinhos de todos e até uma próxima.
Obrigada!

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No dia 8 de Maio fomos ao centro de Educação Ambiental - Águas do Douro e Paiva. Deslocamo-nos de autocarro até lá. Paramos para lanchar e de seguida continuamos a viagem. Chegamos ao local e fomos recebidos pela Liliana e a Raquel. Levaram-nos para uma sala e fizeram-nos perguntas sobre a água. Vimos também um filme onde conhecemos o Topas, que nos disse onde vivia e ensinou-nos como era o ciclo da água.
Além do Topas conhecemos o também o Gotas que nos ensinou o percurso da água até às nossas casas. Mostrou-nos duas fábricas a ETA (Estação de Tratamentos da Água.) e a ETAR (Estação de Tratamentos de Águas Residuais). Aprendemos alguns métodos para poupar água.
De seguida, fomos para o laboratório fazer experiências sobre algumas etapas do tratamento da água para nós consumirmos. Não conseguimos concluir o tratamento da água porque eram necessários muitos outros produtos para que ela ficasse boa para beber.
Pela nossa colaboração recebemos um diploma para a nossa escola e livros sobre este tema.
A Liliana também deu uns copos mágicos que para os abrir devíamos dizer:
- 1,2,3 Topas.
A visita terminou e fomos para a escola almoçar.
Assim acabou a visita com uma manhã espectacular e divertida.

Mariana Pereira (3ºano)

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No dia 8 de Maio de 2008, da parte da manha, as turmas do 3º, 2º e 4º ano deslocaram-se de autocarro para realizar uma visita de estudo a uma ETA – Estação de tratamento de água.
A ETA fica situada em Lever, junto ao Rio Paiva.
Chegamos ao local, lanchámos e fomos recebidos pelas guias: Raquel e Liliana, que nos levaram a ver um filme. Este filme apresentava o Topas e o Gotas, os cuidados a termos para preservar a água e o ciclo da água. As fases do ciclo da água são: evaporação, condensação, precipitação e escoamento.
O Topas é uma toupeira de água, é a mascote da ETA.
O Gotas é um menino com cabelos verdes que nos ensinou a poupar água. Alguns cuidados para poupar água são: verificar se a torneira fica a pingar; lavar o carro com um balde e esponja, em vez de mangueira; não lavar os dentes com água corrente, pôr uma garrafa de plástico cheia no autoclismo, tomar duches em vez de banhos de imersão; usar sempre as máquinas de lavar com carga máxima, e nunca regar o jardim nas horas de maior calor porque a água evapora-se mais depressa, por isso, deve-se regar de manhã cedo ou à noite.
Depois fomos ao laboratório fazer uma experiência sobre a Filtração da Água. Para tal, utilizámos algum material como: tina de vidro, goblé, vareta de vidro, filtro de café e funil.
Assim terminámos a visita de estudo, da qual eu gostei muito, porque aprendi coisas novas, tais como, formas de poupar água.

João Paulo (3ºano)

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Em 8 de Maio fizemos uma visita de Estudo ao Centro de Educação Ambiental - Águas do Douro e Paiva.
Fomos de autocarro, quando lá chegamos lanchamos. No fim do lanche fomos apresentados à Raquel e à Liliana que foram as nossas guias.
Primeiro elas fizeram-nos perguntas sobre a água. Depois, vimos um filme em que entrava o Topas e o Gotas. O Topas que era uma toupeira da água que nos explicou o ciclo da água.
O ciclo da água começa pela evaporação que é a água que vai para o ar devido ao aquecimento, passando de líquida a pequenas gotinhas que se juntam todas formando as nuvens quando estas estão cheias, começam a cair em forma de chuva, quando está muito frio em vez de chuva cai granizo. A chuva cai nos lagos, rios, mar, quando vem o sol dá-se outra vez a evaporação e assim continuamente.
O Gotas ensinou-nos como chega a água a nossa casa. Ela vem do rio é filtrado e tratada na ETA e através de largas condutas vem para as nossas casas. Também nos ensinou como poupar água, não devemos tomar banho de imersão, lavar os dentes sem ter a torneira sempre aberta, colocar uma garrafa cheia de água dentro do autoclismo, aproveitar a água da chuva para regar e lavar o carro, etc.
Para nos explicarem como a água que bebemos é tratada, fizemos uma experiência no laboratório.
Primeiro deitámos numa tina de vidro terra depois, misturámos algumas colheres de terra num goblé com água, de seguida, deitámos esta mistura num outro goblé com a ajuda de um funil e de um filtro de café. Verificámos que a água ainda ficou um pouco suja então foi filtrada outra vez, mesmo assim, aquela água não se podia beber porque ainda tinha que ser desinfectada para ficar própria para ser consumida.
No fim, a Raquel deu-nos um copo mágico a cada um, à professora deu um diploma e livros para a nossa biblioteca.
Tiramos fotografias com os copos mágicos.
Foi um passeio divertido e didáctico, pois aprendemos muitas coisas sobre a água.

Diogo (2ºano)
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No dia 8 de Maio, fomos de camioneta visitar a Estação de tratamento de água do rio Douro e Paiva.
Quando lá chegámos fomos ver um filme sobre a água. O filme era apresentado pelo Topas e pelo Gotas que nos ensinaram o ciclo da água e os cuidados que devemos ter para poupar a água como, por exemplo, não deixar as torneiras abertas quando lavamos as mãos e os dentes.
Fizemos algumas experiências no laboratório sobre a filtração da água. A água é filtrada através da sua passagem por areia. O processo de limpar a água é muito difícil e demora muito tempo!
O material do laboratório que utilizámos foi: a tina de vidro, o goblé, a vareta de vidro, o filtro de café e o funil.
Com esta visita de estudo vimos e aprendemos como é que a água do rio é tratada até poder chegar às nossas casas em boas condições para ser consumida.

Márcia (2ºano)

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Apenas deixo duas correcções:
- A Acção de Educação Ambiental foi realizada no Centro de Educação Ambiental que pertence à empresa Águas do Douro e Paiva;
- A Estação de Tratamento de Água para Consumo Humano que visualizaram no filme é a de Lever, utilizando por isso a água do Rio Douro e não do Rio Paiva. Eu é que moro no Rio Paiva!

Muito obrigado pela carta! Adorei!


terça-feira, maio 20, 2008

Ecossistemas Ribeirinhos

Estão a ver como conseguiram cá chegar?
Ora, espero que tenham "absorvido" os ciclos natural e urbano da água e tudo o que ouviram sobre o ecossistemas ribeirinhos: nomes científicos e tudo o resto!
Quanto à nomenclatura binominal fiquem a saber que em geral são palavras latinas, mas podem também surgir do grego clássico.
Adorei conhecer-vos. Quando quiserem voltar, já sabem como cá chegar!


 
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